Sistema Fiemt recebe jornalistas de oito estados e apresenta a indústria de MT
O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio da superintendente da Fiemt e IEL, Fernanda Campos, e do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), Carlos Braguini, recebeu cerca de 30 profissionais da comunicação, entre jornalistas e influenciadores, de oito estados nesta quinta-feira (13.07) na sede em Cuiabá.
Mato Grosso tem a 4ª menor taxa de desemprego do país, é o 5º estado no ranking de competitividade e tem a indústria como o setor econômico que mais gerou empregos formais em 2023, de acordo com dados compilados pelo Observatório da Indústria de Mato Grosso. O estado é fundamental para o desenvolvimento econômico do Brasil.
“Para nós é muito poderoso e especial até para desmistificar a ideia de indústria que é aquela que poluía, que prejudicava o meio ambiente e hoje não. Ter esse momento com profissionais da comunicação de todo o Brasil é evidenciar que a nossa indústria é sustentável, gera empregos, ela é uma indústria inovadora e que transforma a vida das pessoas”, aponta a superintendente Fernanda Campos.
Para contribuir com o crescimento do segmento que vem demandado cada vez mais mão de obra capacitada, o Senai MT realiza formação profissional em áreas tecnológicas fundamentais para alavancar o crescimento da Agroindústria. Desde 2020 foram mais de 15.000 certificações em modalidades como aprendizagem técnica, qualificações e aperfeiçoamento profissional.
“Tivemos a oportunidade de apresentar nesta tarde o potencial da indústria, a vocação agroindustrial e toda a importância de Mato Grosso para esses profissionais. Evidenciamos que o nosso estado potencializa o desenvolvimento de todo o Brasil e o Senai, Sesi, IEL e Fiemt contribuem para alavancar ainda mais o crescimento do segmento”, analisa o diretor Braguini.
A equipe do Observatório da Indústria de Mato Grosso compilou os dados do setor e da agroindústria por meio de uma ferramenta tecnológica desenvolvida especialmente para facilitar a busca e a visualização econômica de cidades e regiões do estado.
A ação contou com profissionais de estados como Goiás, São Paulo, Pará, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, além de Mato Grosso. O repórter Fábio Manzini do site Agrofy de São Paulo está em Mato Grosso pela primeira vez e reforçou que está impactado com os números que foram apresentados.
Estou muito encantado com principalmente com a apresentação hoje, eu não conhecia a realidade e viemos lá do Sudeste sempre pensando no Mato Grosso na agropecuária e hoje pude ver a força da indústria e da agroindústria. Então estou muito impactado com a força do estado, então foi muito legal, hoje um dia muito especial pra mim”, reforça Fábio Manzini.
A iniciativa é promovida pelo Sindicato Rural de Cuiabá, e organizado pelo portal Agronews de Cuiabá, comandado pelo publicitário Vicente Delgado, com o apoio da Texto Comunicação Corporativa, de São Paulo, dirigida pelo jornalista Altair Albuquerque que promove o Road Show para jornalistas do agronegócio há mais de 15 anos.
Texto: Amanda Simeone