Representantes do Sistema Fiemt recebem embaixador da Suíça para discutir relações comerciais internacionais
Para estreitar relações comerciais internacionais, representantes do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) se reuniram com o embaixador da Suíça, Pietro Lazzeri, e a CEO da Swissnex, Malin Borg, que é uma rede de centros avançados de educação, pesquisa, inovação e arte que visa conectar a Suíça com os centros de inovação do mundo. O encontro foi realizado na segunda-feira (31.07), na sede da Fiemt, em Cuiabá.
O vice-presidente da Fiemt, Rodrigo Guerra, representando o presidente Silvio Rangel, destacou a importância da visita para as relações comerciais bilaterais. Segundo ele, a intenção é discutir possíveis parcerias para a construção de uma agenda positiva. “A ideia é firmar acordos no setor de biocombustíveis e alimentos, focados na sustentabilidade e tecnologia”, pontuou.
Para o embaixador da Suíça, Mato Grosso tem grande potencial e referência na produção de alimentos. Ele ressaltou que a Suíça mantém relações comerciais há 200 anos no Brasil. “Estamos entre os 10 maiores investidores no País, gerando US$ 12 milhões em investimentos com produção de 530 empresas, que geram 70 mil empregos”.
Durante a reunião, foram apresentados dados coletados pelo Observatório da Indústria que mostram os destaques da produção agropecuária de Mato Grossol, bem como a riqueza gerada pelo agronegócio com Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente R$ 178 bilhões. No Estado há mais de 12 mil indústrias responsáveis por gerar 165 mil empregos.
Participaram também do encontro a superintendente da Fiemt e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), Fernanda Campos; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai), Carlos Braguini, o superintendente do Serviço Social da Indústria em Mato Grosso (Sesi MT), Alexandre Serafim; o gerente de Desenvolvimento Industrial da Fiemt, Lucas Barros; o gerente de Internacionalização da Fiemt, Alexandre Glauco; e o supervisor do Centro Internacional de Negocios da Fiemt, Antonio Lorenzzi.
Texto: Vívian Lessa