Instituto Senai de Tecnologia recebe visita da Aprosoja MS e Sistema OCB/MT
Em busca de novas soluções e parcerias para a agroindústria, produtores rurais de Mato Grosso do Sul e representantes do cooperativismo mato-grossense se reuniram com o presidente do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso, Silvio Rangel, e gestores das entidades Fiemt, Sesi, Senai e IEL no Instituto Senai de Tecnologia em Mato Grosso (IST), em Cuiabá.
Além de produzir grãos no estado vizinho, André Dobashi é presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja MS) e juntamente com o também produtor e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Maracaju-MS, Fábio Caminha, conheceram as soluções e instalações do Instituto Senai, o maior complexo tecnológico de Mato Grosso.
“Estou impressionado com a estrutura e as soluções em tecnologia e inovação oferecidas aqui. Além disso, a sinergia entre os entes envolvidos e demais entidades do estado tem muito a ensinar para nós”, destacou o presidente da Aprosoja MS.
Inaugurado em 2020, o Instituto Senai de Tecnologia é parceiro das empresas no processo de transferência de tecnologia industriais, inovação e consultorias que resultem na melhoria da produtividade e competitividade no mercado. No centro da capital, a estrutura com mais de 6 mil m² possui laboratórios modernos e equipamentos exclusivos.
“A vocação de Mato Grosso é a produção de alimentos, e o salto de industrialização do estado que já está acontecendo — e será ainda maior —, se dá por meio da agroindústria. E o IST é um grande parceiro para fomentar, por meio de tecnologia e inovação, novas possibilidades neste segmento”, pontua Silvio Rangel.
A unidade de Mato Grosso integra a rede Senai de Institutos de Tecnologia e Inovação, que conta com 88 institutos e 546 escolas em todo o país. A extensa capilaridade da Rede Senai integra cerca de 1.200 especialistas e consultores altamente qualificados, o que permite desenvolver soluções de tecnologia e de inovação para qualquer segmento industrial.
Novas parcerias
Após a reunião, os participantes conheceram os laboratórios de alimentos e bebidas, que recentemente foi acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), laboratório de construção civil e meio ambiente.
O diretor do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado de Mato Grosso (OCB/MT), Nelson Piccoli, destacou a importância do trabalho em conjunto das entidades para potencializar e agregar valor à produção mato-grossense. “O sucesso das cadeias produtivas está atrelado ao trabalho feito por meio de parcerias, o que é a essência do cooperativismo. Certamente teremos novas parcerias após essa visita”, finalizou.
Também participaram da reunião, o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini, os superintendentes Alexandre Serafim (Sesi MT), Fernanda Campos (Fiemt e IEL) e Frederico Azevedo (OCB/MT) e técnicos do IST.
Texto e fotos: Eduardo Cardoso