Potencial bioenergético de Mato Grosso é tema do podcast Conexão Indústria desta semana
Etanol, biodiesel, biomassa, açúcar, proteína animal, geração de energia elétrica e sustentabilidade. Essas são algumas palavras chaves para o setor de bioenergia do estado além de temas do quarto episódio do Conexão Indústria, podcast do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) divulgado nesta quarta-feira (23).
Nesta semana, a convidada é a diretora executiva das Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso (Bioind MT), Lhais Sparvolli, que traz detalhes sobre o potencial deste setor que tem colocado a agroindústria como motor de crescimento da economia mato-grossense.
Mato Grosso prevê uma produção de cerca de 5,3 bilhões de litros de etanol para a safra 23/24, crescimento de 23% em comparação com a safra de 22/23. Somente oriundo do milho, a previsão é de que os números saltem de 3,2 bilhões de litros, da safra anterior, para 4,2 bilhões de litros no ciclo 23/24.
Mato Grosso também é destaque na produção de biodiesel, tendo a soja como principal matéria-prima. Alternativo ao diesel fóssil convencional que é derivado do petróleo, o uso desse biocombustível tem cada vez mais trazido benefícios ambientais, sociais e econômicos que vão desde a geração de novos postos de trabalho, redução de gases de efeito estufa, desenvolvimento regional e conexão entre cadeias produtivas.
Além disso, o episódio traz informações sobre o 1º Encontro Nacional de Inovação das Indústrias de Bioenergia (Bioenova) será realizado na quinta-feira 24) e sexta-feira (25), no auditório da Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec-Senai), em Cuiabá.
Ouça o episódio:
Texto: Eduardo Cardoso