Segurança do Trabalho: simuladores e realidade virtual vão revolucionar capacitações em MT
O Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso assinou um contrato com a empresa coreana Youngwoo para aquisição de 13 contêineres equipados com a tecnologia de simulação e realidade virtual para a capacitação de trabalhadores em Segurança do Trabalho. As estruturas são feitas sob encomenda e conforme a necessidade de cada contratante. No caso do Sesi MT, ela atenderá situações como evacuação de emergência, manuseio de ferramentas e segurança das mãos e visão, bem como atividades que exigem o trabalho com máquinas equipadas com roldanas e com risco de choque elétrico (Veja perspectiva na galeria abaixo).
A assinatura aconteceu nesta quarta-feira (13), na presidência do Sistema de Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Ao todo, foi investido US$ 1,6 milhões (dólares). A expectativa é que o transporte e instalação estejam concluídos no começo do ano e, a princípio, os contêineres ficarão na cidade de Rondonópolis (214 km de Cuiabá). Contudo, a estrutura permite a movimentação para outros municípios com o uso de carretas.
O presidente interino do Sistema de Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (SFiemt), Rodrigo Guerra, disse que o investimento trará uma nova revolução na forma de ensino, preparando o trabalhador para utilizar o que aprendeu nas situações de emergência, quando muitas vezes o emocional nos impede de atuar.
No rol de contêineres comprados, cada um tem uma finalidade. Eles atenderão as seguintes situações: evacuação de emergência, segurança elétrica, extintores de incêndio, fogo e solda, proteção dos olhos, uso de cinto de segurança em V, segurança com roldanas, segurança das mãos no uso de ferramentas, capacetes e botas de proteção, manuseio de manual de ergometria, soterramento e equipamentos de proteção pessoal, ferramentas elétricas e proteção da visão e cabine de simulados em 4D.
O superintendente do Sesi em Mato Grosso, Alexandre Serafim, afirma que a tecnologia vai ser um divisor de águas nas formações relacionadas à Segurança e Saúde do Trabalhador. Com a aplicação prática e aprendendo de forma prática os procedimentos certos e errados, espera-se ampliar o entendimento e a ampliação da cultura de prevenção. Dessa forma, o objetivo maior que é a redução e quiçá eliminar as ocorrências de acidentes e mortes nos ambientes industriais.
Conforme dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho (SmartLab), que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada Mato Grosso registou, em 2022, 10,7 mil notificações de acidentes de trabalho (CAT) - total de acidentes; e 107 notificações de acidentes de trabalho (CAT) - com óbito. No ano anterior, foram 10.586 notificações, sendo 101 mortes.
A reunião – A assinatura do contrato foi realizada durante uma reunião entre os líderes da Fiemt e executivos de duas empresas coreanas. A primeira delas é a fornecedora dos contêineres, que foram representadas por Choi Jintaeck (gerente) e Park Juil – CEO da Youngwoo. A segunda empresa é a SG Safety, que trabalha com a produção e fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), entre eles máscaras, capacetes, botas, luvas de corte, entre outros.
Os representantes da SG Safety, Kim Minki e Park Kwanbae, vieram a Mato Grosso para conhecer o mercado e as potencialidades do estado, bem como aproveitar o evento que será realizado amanhã no auditório da Fatec/Senai, o Encontro de RHs do Agro, para network.
Também estiveram presentes no encontro o superintendente do Sesi, Alexandre Serafim, e o superintendente do Senai, Carlos Braguini, além do presidente interino, Rodrigo Guerra.
Agendas dos empresários – Os executivos coreanos vão participar do Encontro RHs do Agro nesta quinta-feira (14) pela manhã e, na sexta-feira, irão visitar uma fazenda de algodão que contempla várias etapas da cadeia de produção.
Texto: Caroline Rodrigues