O que faz um líder ser eficiente? Especialista aponta boa comunicação e inteligência emocional como habilidades essenciais
O mundo corporativo está em constante evolução, exigindo líderes preparados para enfrentar os desafios que surgem a cada momento. “Para se destacar nesse cenário altamente competitivo, é fundamental desenvolver habilidades e competências que vão além do conhecimento técnico”, analisa a coordenadora de Desenvolvimento Empresarial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), Bruna Faria.
Segundo ela, é preciso desbloquear o potencial de liderança por meio de uma comunicação eficiente, gerenciamento de equipes, inteligência emocional, e muitas outras competências. “A inteligência emocional é uma habilidade fundamental da liderança e pode ser desenvolvida com autoconhecimento. Ela permite identificar e controlar emoções, além de desenvolver a empatia, que é vital para entender e se relacionar com a equipe”, destaca.
Além disso, Bruna Faria aponta que para se tornar um líder mais preparado, é imprescindível desenvolver uma visão sistêmica da empresa, enxergando os inter-relacionamentos entre os diferentes departamentos e processos, a fim de tomar decisões estratégicas mais acertadas. “São questões que, numa era de constantes avanços tecnológicos, clamamos por uma liderança 4.0, que se destaca como uma estratégia de competitividade, que inclui o uso inteligente de tecnologias, adaptação a mudanças e ênfase em habilidades comportamentais”.
Nesse universo, o IEL MT oferta o curso “Primeiros Passos para a Liderança - Uma trilha para desbloquear líderes em potencial”, que tem duração de 54 horas, presencial, e terá início no dia 10 de novembro, no Senai Cuiabá (Av. XV de Novembro. 303 | Porto). Clique aqui para saber mais.
O curso aprofunda essa temática, fornecendo ferramentas e técnicas para aprimorar a capacidade de negociação, melhorando o relacionamento com colaboradores, clientes e parceiros de negócios. Destacando ainda que liderança efetiva está diretamente relacionada à capacidade de estabelecer metas claras e alcançar resultados concretos.
Texto: Vívian Lessa