2 toneladas: indústria de Mato Grosso fabrica o maior queijo frescal do Brasil
O recorde de produção do maior queijo frescal do Brasil foi quebrado novamente durante a 13ª edição da Festa do Queijo, realizada no último domingo (22), em Curvelândia, na região Oeste de Mato Grosso. Dessa vez, após cinco horas de trabalho e utilizando aproximadamente 19 mil litros de leite, foi fabricado um queijo com 2.315 kg.
Toda a produção foi realizada na indústria de laticínios Rovigo e teve apoio do Sistema Federação da Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Sesi MT e vários parceiros. O evento já é destaque no calendário turístico regional e a cada ano atrai novos visitantes. Além disso, o tradicional festival contribui com a promoção da cadeia leiteira, que é essencial para alimentação e geração e emprego e renda.
“Há mais de uma década, o setor do laticínio passou por uma grande crise no país, que atingiu principalmente o produtor. Para incentivar o setor, a prefeitura de Curvelândia decidiu criar o festival e desde então a nossa indústria é parceira”, destaca o empresário industrial e represente do setor, Antonio Bornelli.
Depois de pronto, o queijo foi cortado e entregue gratuitamente para as pessoas que se inscreveram no evento. O queijo de 2 mil quilos rendeu aproximadamente 7 mil pedaços.
Assista:
O queijo fabricado em 2023 quebrou o próprio recorde do ano passado. Na ocasião, o queijo produzido foi de 2.182 kg. Para produzir essa iguaria gigante, o expediente na indústria é exclusivamente à produção: todos os 12 funcionários se dedicam em tempo integral na preparação. Já para a distribuição dos pedaços de queijo à população, são envolvidas cerca de 40 pessoas.
Texto: Eduardo Cardoso