Parceria entre Cipem e Rede Mulher Florestal busca equidade de gênero no setor de base florestal
Buscar um espaço e reconhecimento no mercado de trabalho não é novidade para a mulher e no setor de base florestal não é diferente. Afinal, apenas 10,2% do total de trabalhadores desse setor são mulheres e elas ainda não conseguem chegar aos altos cargos administrativos.
Pensando em mudar isso, foi criada a Rede Mulher Florestal e, o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), firmou uma parceria para promover mais oportunidades para as mulheres no Estado.
Esse assunto, inclusive, foi abordado durante o Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2023, realizado em 09 e 10 de novembro, em Cuiabá.
Bárbara Bomfim, presidente do Conselho Diretor da Rede, explicou que a organização é sem fins lucrativos, independente, apartidária, foi fundada em 2018, com a missão promover a equidade de gênero no setor de base florestal. O objetivo é que o setor se abra para presença das mulheres, com atenção diferenciada às necessidades femininas.
Equidade significa dar às pessoas o que elas precisam para que todos tenham acesso às mesmas oportunidades.
“Estamos em todos os estados do Brasil e, com base em temas estratégicos, atuamos em quatro grupos de trabalho: educação, igualdade e empoderamento, maternidade e a mulher no mercado de trabalho, mulheres na tomada de decisões”, detalhou.
Os desafios
Dentre os desafios enfrentados pela mulher estão a dificuldade da ampliação da licença maternidade para seis meses; a dificuldade de troca de emprego se a mulher estiver grávida.
“Poucas mulheres estão em cargos de liderança. Uma pesquisa mostrou que algumas delas conseguiram chegar a esses postos após a chefia de uma outra mulher que tiveram a atenção e podem tê-las apoiado nessa progressão de carreira. São detalhes que, quando fazemos o recorte, vemos quais são os desafios”, pontuou.
Parceria com o Cipem
Bomfim destacou que a importância da parceria firmada com o Cipem é porque isso permite ampliar o trabalho executado pela organização em prol das mulheres, em mais uma localidade brasileira.
“As associações nos ajudam a manter a nossa estrutura profissional e também auxiliam na construção dos recortes que serão analisados para a construção do cenário onde a mulher está inserida”, disse.
O diretor executivo do Cipem, Valdinei Bento dos Santos, comentou que a parceria é resultado da percepção dessa busca que a mulher tem feito pelo seu espaço dentro do segmento florestal. Principalmente, no ramo industrial, saindo dos escritórios.
“A mulher tem mostrado que não quer apenas a atuação administrativa, mas sim, quer ir para a floresta, para a indústria. E ela exerce com maestria esses trabalhos. Ela mostra que desempenha, sim, o mesmo papel que o homem. Nós queremos levar a Rede para dentro dos sindicatos e que essa equidade seja promovida e se torne uma realidade”, concluiu.
Enesf
O Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2023 aconteceu na quinta-feira (09) e sexta-feira (10), em Cuiabá.
Além da ampliação do espaço para a mulher no segmento de base florestal, foram abordados outros temas como a retomada da contribuição sindical, a Terceirização do Trabalhador, participação das empresas no programa Base Segura, Reforma Tributária e a troca das experiências do trabalho desenvolvido nos sindicatos.
Texto: Assessoria Cipem