Sistema Fiemt debate expansão industrial da região Oeste de Mato Grosso
Pontes e Lacerda recebeu na sexta-feira (10/11) o evento Diálogo Industrial, promovido pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) que reuniu empresários do município e região. Soluções para aumentar a competitividade do setor e novas oportunidades com a instalação da Zona de Processamento de Exportação foram assuntos abordados durante as palestras.
Empresário do setor da construção civil em Cáceres, o presidente em exercício do Sistema Fiemt, Heloizo Motta, destacou o grande potencial da região com a expansão da produção agroindustrial.
“O Sistema Fiemt tem apoiado fortemente a expansão da agroindústria, nossa nova mola de crescimento econômico em Mato Grosso. Em nossa região, a vocação industrial está na atividade agropecuária, de onde deriva a produção de alimentos e biocombustíveis. Estamos aqui para apoiar os empresários com soluções e serviços para dar mais competitividade para o setor”, afirma.
De acordo com levantamento do Observatório da Indústria do Sistema Fiemt, dos 22 municípios que compõem a região Oeste do estado, Pontes e Lacerda tem a segunda maior população, com 52 mil habitantes; também ocupa a segunda colocação na quantidade de funcionários na economia geral, com cerca de 12 mil trabalhadores. Entretanto, lidera o ranking de funcionários na indústria, com 3.558 funcionários, o equivalente a 30%.
“Existe um grande ambiente de negócios para os empresários aqui na região. E é por meio da nossa união de entidades que conseguiremos ampliar ainda mais a nossa presença e trabalho por aqui”, finaliza o presidente em exercício.
Durante o evento foram apresentadas as soluções e serviços oferecidas por Fiemt, Sesi, Senai e IEL, entidades que formam o Sistema Fiemt e que hoje, na região, estão fisicamente instaladas em Cáceres, mas possuem consultores que atuam constantemente nos municípios.
ZPE de Mato Grosso em Cáceres
A conclusão da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Cáceres e a construção de um novo terminal portuário no município foram temas da palestra do presidente da Administradora da ZPE (Azpec), Adilson Reis.
O empreendimento está na fase de alfandegamento e deve levar grande desenvolvimento a região, fomentando a exportação de grãos, trigo, madeira e carne. “A ZPE tem condições de atender municípios em um raio de 400 quilômetros em Cáceres: e temos todas essas cadeias produtivas neste perímetro”, afirma.
A ZPE é uma área de livre comércio com o exterior, destinada à instalação de empresas voltadas para a produção de bens a serem exportados. A ZPE em Cáceres é um projeto antigo da região e de acordo com o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), deve ser entregue neste ano.
Também participaram do evento o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sudoeste do Estado de Mato Grosso (SIA Sudoeste), Wellington Nunes, o diretor do Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgica, Mecânica e de Material Elétrico da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sindimec Sudoeste), Alfo Caixeta, o vice-presidente do Sindicato Intermunicipal das Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário da Região Sudoeste de Mato Grosso (Sinduscon Sudoeste), José Providência e o diretor da Fiemt, Elias Pedrozo.
Visitas institucionais
Ainda em Pontes e Lacerda, o presidente em exercício Heloizo Motta visitou algumas indústrias do segmento de alimentação (Frigo Vale), mineração (Pedreira Serra), metalmecânica (Minas Ferro) e construção civil (Art Pedras).
Texto e fotos: Eduardo Cardoso