Missão Ásia: Parceria entre Federações da Indústria, Agropecuária e Comércio fortalece expansão de negócios no exterior
A parceria entre as Federações da Indústria, Agropecuária e Comércio de Mato Grosso (Fiemt, Famato e Fecomércio) na Missão Técnica Internacional Ásia 2023 deve render bons frutos para a expansão dos negócios internacionais dos principais setores produtivos do estado.
Durante a Missão, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, ressaltou a união das Federação que trabalharam em benefício da economia estadual, promovendo o intercâmbio de negócios e informações em países com alto potencial de consumo e oferta: China e Índia.
“Essas Federações serão porta-vozes para disseminar importantes conhecimentos adquiridos nessa viagem de mais de 10 dias. Conhecemos realidades distintas na China, que é uma grande compradora do que produzimos e exportamos, conhecida também por ser a fábrica do mundo, e a Índia, que tem uma economia em crescimento para ser a terceira maior do mundo”, pontuou o governador.
O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, disse que essa é uma parceria inédita e que trará muitos benefícios para a economia estadual. “Compusemos uma importante missão de negócios, focados em promover o desenvolvimento do estado na área internacional. Unimos esforços para fomentar estratégias para exportar nossa produção ou para adquirir tecnologia promovendo a competividade das empresas no mercado interno”.
Participaram também da viagem os presidentes da Famato, Vilmondes Tomain, e da Fecomércio, Wenceslau Júnior, além do Sebrae, Aprosoja e outras entidades do setor produtivo. Pela indústria, estavam presentes 18 empresários de nove setores industriais (construção civil, construção pesada, moveleiro, vestuário, têxtil e tecelagem, alimentos e bebidas, reciclagem, metalmecânica e elétrica, gráficas e bioenergia.
O grupo participou das principais feiras da China e Índia, a Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) e a Feira Internacional da Índia (IITF). Também realizaram reuniões técnicas e estratégicas com a Confederação das Indústrias Indianas (CII), com o Conselho de Promoção de Exportações de Engenharia da Índia (EEPC), com representantes de governos locais e visitarão portos e indústria.
Texto: Vívian Lessa