Regularização do CAR é discutida durante reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente da Fiemt
Durante a última reunião do Conselho Temático de Meio Ambiente (Contema) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) realizada neste ano foi discutido a importância da análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR) nas propriedades rurais do Estado. ASecretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) tem a meta de concluir mais de 137 mil CAR em 2024.
A expectativa é aumentar o número de proprietários que regularizem os seus processos na Sema e a validação dos cadastros. Com o CAR validado, o produtor tem benefícios como acesso ao crédito e maior aceitação da produção no mercado. “É importante ressaltar o trabalho que a Sema tem feito levando informação e atendimento aos produtores rurais do estado sobre o CAR”, pontuou o presidente do Conselho, Adilson Valera.
Asecretária adjunta de Gestão Ambiental da Sema-MT, Luciana Bertinatto, destacou a força-tarefa iniciada nos municípios para agilizar o processo do CAR. A principal recomendação é que o produtor acompanhe o CAR e faça a complementação ou correção de informações e pendências o mais breve possível, evitando, assim, a suspensão do Cadastro e aumentando o número de validações.
Contema
O Conselho formado por empresários e representantes de entidades industriais, órgãos públicos, privados e instituições governamentais, tem por objetivo atuar e propor medidas sobre questões ambientais de interesse da indústria mato-grossense.
Texto: Vívian Lessa