Vitória da Indústria: Prorrogação dos incentivos de IRPJ para as áreas da Sudam fomenta investimentos em MT
A prorrogação dos incentivos de Imposto de Renda e Pessoa Jurídica (IRPJ) nas áreas da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) para até dezembro de 2028 deve atrair investimentos empresariais e propiciar a criação de postos de trabalho e crescimento dos empreendimentos produtivos no estado.
Dessa forma, as empresas localizadas nas regiões do Centro-Oeste, Norte e Nordeste conseguem o benefício da redução de 75% do Imposto de Renda calculado com base no lucro.
A medida, que inclui a atuação da área da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), regido pela Lei Federal 14.753/2023, foi publicada no Diário Oficial da União na quarta-feira (13.12).
A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) comemora a publicação da prorrogação do incentivo de imposto de renda e entende que a medida funciona como vetor para novos negócios e crescimento econômico, com consequente empoderamento dos cidadãos.
De acordo com levantamento do Observatório da Indústria Fiemt, 60 empresas tiveram laudos constitutivos e resoluções emitidas para concessão do benefício em 2022. Já em pleitos aprovados, foram registradas 34 empresas no total sendo 22 empresas beneficiadas pelo incentivo de redução de 75% e 5 empresas beneficiadas com o reinvestimento de 30% do IRPJ. Em termos reais, as empresas beneficiadas pelo com o reinvestimento de 30% totalizaram o montante de R$ 26 milhões.
Texto: Vívian Lessa