Sindicatos industriais e entidades se unem para instalação de Zona Franca e Free Shop em Cáceres
A cidade de Cáceres, situada na fronteira com a Bolívia, foi recentemente incluída na lista de “cidades-gêmeas”. Essas localidades, devido à sua proximidade com municípios de países vizinhos, possuem um enorme potencial para integração econômica e cultural. Desde então, há uma grande expectativa e esforço para a instalação de uma zona franca e free shops no município.
Nesta semana, a Casa da Indústria de Cáceres promoveu uma reunião ampliada com várias entidades e empresários interessados no tema. A implantação da zona franca transformará a região de Cáceres em um importante polo comercial no estado, sendo crucial para o desenvolvimento da região Oeste.
Em novembro, o empresário Heloizo Motta, então presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), se encontrou com o governador em exercício, Otaviano Pivetta, para discutir o assunto. Agora, com a união das entidades de Cáceres, o grupo se reunirá novamente com o governo do estado para finalizar a proposta de implantação da zona franca em Cáceres.
“Com o apoio da Fiemt e mobilização com várias entidades e sociedade civil organizada estamos construindo junto essa proposta de implantação que vai beneficiar a economia de nossa região”, destacou Heloizo Motta, vice-presidente da Fiemt.
Além do vice-presidente da Fiemt, participaram da reunião os presidentes sindicais da indústria, Marco Ribeiro (SIA Cáceres) e Celso Silva (Sinduscon Sudoeste); representantes de entidades empresariais, Tato Giraldelli (Sincovac), Thiago de Lucas Pinto e Valdinei Felix (Acec); Leandro M. Barbosa (secretário de Planejamento); Venycius Verssali e Cirlene B. S. Espicaski (Sebrae MT); os diretores sindicais, Alfo Caixeta (Sindimec Sudoeste), David Carvalho (Sindimec Sudoeste) e José Providência Rocha (Sinduscon Sudoeste); empresários Francis Maris (Grupo Cometa), Sandro C. do Nascimento (Gesso e Cia ), Álvaro Filho (Cáceres Construções e Serviços) e Joseane Freitas Rocha (Construtora Rocha ); os advogados Ledson Catelan e Bruno Cordova França e Cristiane Lábio (Fiemt).
Texto: Eduardo Cardoso