Juntos por elas: Fiemt e Sesi MT são homenageados pelo Ministério Público por parceria em campanha - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Juntos por elas: Fiemt e Sesi MT são homenageados pelo Ministério Público por parceria em campanha

10/04/2024 - 15h03

sesi mt
Alexandre Serafim representou o Sesi MT na solenidade
Foto: MPMT

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e o Serviço Social da Indústria (Sesi MT) foram homenageados pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) nesta quarta-feira (10), pela parceria na campanha JuntosPorElas, de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Durante a solenidade, realizada na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, foi apresentado um balanço das atividades realizadas durante o mês de março. Outras 15 instituições receberam a honraria. Confira vídeo.

Foram implementadas diversas iniciativas, incluindo a veiculação gratuita de vídeos sobre a temática pela TV Centro América, como parte de seu serviço de utilidade pública. Além disso, um estúdio de rádio foi montado em um shopping, proporcionando entrevistas com representantes das instituições que compõem a rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Adicionalmente, um posto de atendimento foi instalado no local para oferecer suporte às mulheres que sofrem violência, entre outras ações.

Na abertura da solenidade o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, destacou a importância das parcerias realizadas. “Mostra que a sociedade precisa unir forças, não podemos nos dividir. Podemos sim ter pensamentos, orientações religiosas e partidárias diferentes, mas os problemas que assolam a uns, assolam a todos. Este é um exemplo de que juntos podemos ser mais fortes por elas, nesta belíssima campanha, mas em todas as outras pautas”, ressaltou.

A subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Claire Vogel Dutra, enfatizou que a campanha foi pensada e executada a muitas mãos. Reforçou que a violência contra a mulher é um assunto que precisa ser discutido e tem que se tornar objeto de políticas públicas e de atuação conjunta entre as diversas instituições que integram a rede de proteção.

juntos por elas
O vice-presidente da Fiemt, Sérgio Antunes, e Fernanda Campos,
superintendente, recebendo a homenagem em nome da instituição
Foto: MPMT

“Não apenas os órgãos públicos, mas toda a sociedade precisa estar atenta a esta problemática. Precisamos investir na educação das crianças e dos adultos, pois somente agindo diferente, teremos resultados diferentes. Temos que acabar com o ciclo da violência e se conseguirmos poupar uma vida, seja através da conscientização ou dando o suporte para que a vítima possa seguir em frente e em segurança, já teremos feito muito e alcançado o nosso objetivo”, destacou.

A superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, destacou que a parceria estabelecida demonstra que, quando unimos esforços, somos capazes de promover mudanças significativas em nossa sociedade. “Na Fiemt, acreditamos no poder da união e na responsabilidade social das empresas e instituições em contribuir para a construção de um ambiente mais seguro e igualitário para todas as mulheres. Seguiremos empenhados nessa causa, trabalhando em conjunto com o Ministério Público e demais entidades, até que a violência de gênero seja erradicada de vez de nosso estado."

Fernanda foi uma das entrevistadas na série, abordando o tema 'Empregabilidade de mulheres vítimas de violência e assédio moral e sexual no teabalho'. Ela falou sobreprogramas do sistema e cases de sucesso das indústrias que adotaram medidas para incentivar e manter mulheres no mercado de trabalho. Dados do Observatório da Indústria demonstram crescimento de contratações femininas, porém a disponibilidade da mulher para o mercado de trabalho continua na contramão, geralmente para cuidar dos filhos e/ou pessoas da família.

O superintendente do Sesi MT, Alexandre Serafim, lembrou que a instituição tem como missão promover o bem-estar e a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria e seus familiares, e combater a violência contra a mulher é parte fundamental desse compromisso. “Por meio de ações educativas, de conscientização e de apoio às vítimas, buscamos contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Essa parceria com o Ministério Público e demais instituições é essencial para ampliarmos o alcance de nossas ações e promovermos mudanças reais em nossa comunidade. Estamos firmemente comprometidos em continuar lutando contra a violência de gênero e em fazer a diferença na vida das mulheres de Mato Grosso."

Parceiros homenageados:

- TV Centro América

- Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso – Fiemt

- ZF Comunicação

- Ginco Urbanismo

- Rádio CBN

- Aprosoja

- Amaggi

- Pantanal Shopping

- Serviço Social da Indústria – Sesi MT

- Molêra Filmes

- Áster Máquinas

- Rafael Jonnier (artista plástico)

- Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de MT – CIPEM

- Casa Bauducco

- Bela Flor

- Associação Mato-grossense do Ministério Público

- Polícia Judiciária Civil

Texto: Viviane Saggin com assessoria MPMT

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555