Representantes do Sistema Fiemt e indústria têxtil de Mato Grosso visitam instituições de referência no Rio de Janeiro
Uma comitiva formada por representantes do Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) e do Sindicato das Indústrias de Vestuário de Mato Grosso (Sinvest MT), visitou a Casa Firjan e o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil do Rio de Janeiro (Senai Cetiqt).
As instituições são referências em educação, tecnologia e inovação para a indústria e mercado têxtil, químico e de confecção. A empresária e presidente do Sinvest MT, Maria Cristina Margonato, destacou a importância das visitas para promover a industrialização em Mato Grosso. “Conhecemos toda a estrutura das instituições com tecnologias que podem ser aplicadas nas indústrias de Mato Grosso e, assim, auxiliar no desenvolvimento do setor no estado”.
O Brasil é um dos principais produtores e exportadores de algodão do mundo, sendo Mato Grosso o principal produtor do país. Apesar dessa abundante matéria-prima, o estado ainda está iniciando o processo de transformação desse produto, com a indústria de fiação. A presidente do Sinvest lembra que o estado está começando a transformar o algodão em produto acabado e que é preciso ainda desenvolver toda da cadeia. Hoje o testado tem uma produção na área de uniformes, que pode ser desenvolvida, assim como um potencial de crescimento para o setor da moda.
“Conhecemos um pouco do projeto de Maricá, resultado de uma parceria entre o Senai Cetiqt e a prefeitura da cidade que resultou na criação do Polo de Moda no município. É um exemplo que podemos no qual podemos inspirar para desenvolver a industrialização no estado”, disse.
No Senai Cetiqt, o grupo esteve nos laboratórios de mecânica, modelagem, biotecnologia que servem de sala de aula para acadêmicos de engenharia química e de design de moda do Senai. Já na Casa Firjan, conheceram a estrutura da unidade e os serviços de inovação, social e tecnológicos que são abertos também para toda a sociedade. Qualquer pessoa ou empresa que deseje criar um projeto pode usufruir dos equipamentos dispostos pela unidade, como impressora 3d e máquina de corte a laser.
A gestora de Projetos do Senai Cetiqt, Thais Britto, destacou que visitas como essa promovem o intercâmbio de informações, promovendo a aproximação da unidade com os diretórios regionais do Senai. “Ofertamos ações na parte da educação, ciência e tecnologia que visam atender toda a cadeia da moda brasileira. Temos muitas possibilidades de parceria”.
Participaram da viagem ao Rio de Janeiro a gerente de Sustentabilidade e Inovação do Sistema Fiemt, Ribenildes Souza; a gerente Regional de Projeto e Parcerias do Sistema Fiemt, Thatiana Jacques, o executivo do Sinvest, Adriano Miranda Guia; e a gerente executiva de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Raiane Reinholz.
Texto e fotos: Vívian Lessa