Reunião do Conselho da Micro e Pequena Empresa da Fiemt discute estratégias para fomentar o empreendedorismo
Estratégias para fomentar o empreendedorismo foram discutidas na 2ª reunião do Conselho da Micro e Pequena Empresa (Compem) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
Durante o encontro, foi apresentado pela secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Antunes, o programa social do governo do Estado, Ser Família Mulher, cujo foco é fortalecer a rede de apoio de tantas mulheres vítimas de violência.
A iniciativa é destinada às mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso e que tenham medidas protetivas, conforme previsto na Lei Federal nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), além de estarem em situação de vulnerabilidade social. Por meio do programa, cada mulher atendida receberá um auxílio-moradia no valor de R$ 600, que poderá ser cumulativo com outro cartão do SER Família.
“A intenção do Conselho é entender como funciona estes projetos de assistência do governo estadual e pensar em ações conjuntas para estimular o empreendedorismo para esse público mais vulnerável”, pontuou o presidente do Compem, Ayres dos Santos.
Na pauta, também foi destacado pela analista de Relacionamento da Fiemt, Christina Galesso Seror, o Programa Acredita do Governo Federal, que visa democratizar o acesso ao crédito para a população mais vulnerável, incluindo os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), e impulsionar o empreendedorismo em todo o país. Outro importante assuntos são as linhas de crédito para micro e pequena empresa ofertadas pelo banco Sicredi.
Compem
O Conselho da Micro e Pequena Empresa formado por empresários e representantes de entidades industriais, órgãos públicos, privados e instituições governamentais, tem por objetivo atuar e propor estratégias de desenvolvimento das micro e pequenas empresas, além de apoiar a ampliação da competitividade da indústria mato-grossense.
Texto: Vívian Lessa