Sindifrigo solicita prorrogação do Prodeic para frigoríficos de suínos
O Sindifrigo, Sindicato das Indústrias de Frigoríficos do Estado de Mato Grosso, liderado pelo presidente Paulo Bellincanta e pelo superintendente Jovelino Borges, solicitou a extensão dos benefícios fiscais do Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) até 2025. A solicitação, feita ao secretário da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso (Sedec), César Miranda, visa beneficiar as indústrias frigoríficas de suínos e os produtores que comercializam o suíno vivo.
O sindicato destacou em sua justificativa que a crise econômica tem impactado fortemente as indústrias de proteína animal (bovinas e suínas), colocando em risco iminente dezenas de plantas que necessitam do apoio do estado para manter suas operações. “Considerando o alto custo operacional das indústrias, as restrições à exportação, a instabilidade do mercado e o alto custo dos insumos, as indústrias e os produtores estão sofrendo enormes prejuízos”, afirmou Paulo Bellincanta, presidente do Sindifrigo.
As indústrias frigoríficas de suínos desempenham um papel crucial nos municípios onde estão localizadas, impulsionando a economia e estimulando o comércio local. Atualmente, existem 16 plantas em operação, sendo cinco com Inspeção Federal (SIF) e outras onze com inspeção Estadual/Municipal.
O setor é responsável pela geração de mais de 6,6 mil empregos diretos e outros 19,5 mil indiretos. Em 2022, a arrecadação média de ICMS foi de R$ 94 milhões, podendo chegar a R$ 85 milhões de arrecadação em 2023, de acordo com dados do portal da Transparência da Sefaz.