Cidinho Santos recebe a comenda ‘Ordem do Mérito Industrial’ 2024 da CNI por indicação da Fiemt
Por indicação da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), o empresário agroindustrial José Aparecido dos Santos, mais conhecido como Cidinho, recebeu a comenda ‘Ordem do Mérito Industrial’ 2024, da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A medalha e o diploma da comenda de 2024 foram entregues na reunião da Diretoria da Fiemt, realizada nesta sexta-feira (24.05), em Cuiabá.
O prêmio é destinado à personalidades e instituições que são dignas do reconhecimento da indústria brasileira em razão do trabalho realizado para o desenvolvimento econômico e social. Neste sábado, 25 de maio, é celebrado o Dia da Indústria, um marco na história do segmento industrial brasileiro, momento oportuno para agraciá-lo com a honraria da CNI.
“Agradeço primeiramente ao presidente Silvio e toda a diretoria da Fiemt pela indicação e pela CNI ter aprovado para receber essa comenda. Agradeço minha família, meus irmãos e meus amigos por todo o apoio. Parece simples, mas é muito importante receber essa honraria hoje. Viemos de uma família humilde e sabemos a luta para chegar até aqui. Estou emocionado, muito obrigado”, celebrou Cidinho.
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou a importância da atuação do empresário Cidinho para o desenvolvimento da indústria em Mato Grosso.“Temos muito orgulho de ter o Cidinho como empresário no ramo industrial no nosso estado. Cidinho realmente traz uma união por onde ele passa. Além de um empresário empreendedor e visionário, ele é agregadro e isso é muito importante para o desenvolvimento do nosso estado. Então Cidinho, mais uma vez, obrigado por fazer tanto por Mato Grosso”, reforça Silvio.
O homenageado
José Aparecido dos Santos é um dos empresários e políticos mais influente de Mato Grosso. Paranaense de nascimento e mato-grossense de coração, mudou-se para o estado em busca de melhores oportunidades e desde então tem feito história nestas terras. Aos 55 anos, é casado com Marli Becker, pai de duas filhas, Ana Gabriele e Ana Lívia, e avô da Stella.
Cidinho começou sua carreira como empresário no setor do agronegócio e se destacou na vida pública, onde foi prefeito de Nova Marilândia por três mandatos, presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, secretário de Estado e Senador da República. Durante sua gestão como prefeito, impulsionou o desenvolvimento da avicultura, transformando na principal atividade econômica da cidade e fundando a União Avícola Agroindustrial, um frigorífico que se tornou uma potência na agroindústria brasileira, exportando para vários países e gerando milhares de empregos.
Além da avicultura, Cidinho fundou a MC Empreendimentos e Participações, uma holding que administra diversas empresas do ramo de proteína animal e produção de biodiesel em Mato Grosso, Piauí e Pará.Cidinho, é graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub) e, recentemente, teve um papel crucial na transferência da concessão da BR-163 para o governo de Mato Grosso, liderando a Nova Rota do Oeste, que está revitalizando a rodovia com um investimento de mais de sete bilhões de reais nos próximos oito anos.
Reconhecido por sua habilidade em articulação política e empresarial, e por sua dedicação ao desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso, ao longo de sua trajetória, recebeu vários prêmios, incluindo o Prêmio Prefeito empreendedor do Sebrae Nacional em 2006.
Texto: Amanda Simeone