Mês da Indústria: Fiemt recebe ex-presidente do Banco do Brics Marcos Troyjo em evento comemorativo - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Mês da Indústria: Fiemt recebe ex-presidente do Banco do Brics Marcos Troyjo em evento comemorativo

24/05/2024 - 15h18
MARCOS TROYJO
Marcos Troyjo foi recebido pelo presidente do Sistema Fiemt,
​​​​ Silvio Rangel. ​Foto: Lucas Nunes

O ex-presidente do Banco Brics, Marcos Troyjo, esteve em Cuiabá nesta sexta-feira (25.05) para participar da Reunião de Diretoria Especial Mês da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Diante de uma plateia composta por lideranças industriais e políticas, Troyjo proferiu uma palestra intitulada "Economia Mundial: Desafios e Oportunidades para a Indústria", na qual destacou as perspectivas promissoras para a indústria e a agroindústria de Mato Grosso.

O economista enfatizou que o mundo está em uma reconfiguração global, um redesenho das redes sociais de valor, momento no qual os brasileiros devem ficar atentos às grandes tendências. Apontou que Mato Grosso, em particular, possui vantagens comparativas significativas que podem ser exploradas para enfrentar desafios e aproveitar o momento favorável.

Presidente do Sistema Fiemt é homenageado pela Assembleia Legislativa

Apesar de vivermos em um mundo em múltiplas crises, o que ele chama de policrises — passando, inclusive, a conviver com pandemias e guerras —, há também múltiplas oportunidades presentes. Como o crescimento populacional mundial nos próximos 25 anos, que deve ultrapassar 10 bilhões de pessoas e gerar uma demanda imensa por mais energia, comida, água e inclusão social, isso tudo em paralelo ao crescimento econômico mundial puxado pelos países emergentes.

“Essas questões geram, por exemplo, não apenas uma reconfiguração do mundo, mas também põe o Brasil em uma posição muito importante, pois somos protagonistas no universo das seguranças alimentar e energética e daquilo que virá a ser a economia verde”.

Troyjo que o Brasil tem potencial para se consolidar como um protagonista no oferecimento do que o mundo necessita, devido à sua abundância de recursos hídricos, capacidade de produção, além de desempenhar um papel crucial na segurança alimentar mundial. “Temos potencial para atender a futuras demandas globais de energia renovável e alimentos, por exemplo. São áreas em que temos diferenciais competitivos e podemos oferecer soluções para essas questões, que serão cada vez mais relevantes.”

As novas visões de políticas internas e externas, segundo ele, visam reconfigurar as cadeias de produção globalmente, uma área dominada pela China nos últimos 40 anos. “Na nova fase, os países emergentes estão alcançando uma paridade de poder de compra com as nações mais ricas”.

Marcos Troyjo
Economista e diplomata de renome, Troyjo é uma autoridade e
m comércio global. Foto: Lucas Nunes

Trajetória

Economista e diplomata de renome, Troyjo é uma autoridade em comércio global e publicou recentemente um livro sobre desglobalização, um tema que ganhou relevância no pós-pandemia, à medida que os países reavaliam a geografia da produção mundial. Além de sua atuação no NBD, onde liderou projetos de financiamento em áreas como infraestrutura, ele é professor na Universidade de Oxford e no INSEAD, contribuindo com sua vasta experiência acadêmica e prática.

Dia da Indústria

O evento em Cuiabá faz parte das celebrações do Dia da Indústria, comemorado em 25 de maio, que reconhece a importância do setor para a economia brasileira. Para marcar a data, a Fiemt organizou uma série de atividades em todo o estado, incluindo encontros em Cáceres, Rondonópolis e Sinop, além de visitas a indústrias locais. Especialistas discutiram temas regionais e empresários foram homenageados com o prêmio Destaque Empresarial.

Mês da Indústria: Sistema Fiemt realiza evento com debates sobre cultura organizacional e inovação empresarial

Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt, destacou a importância de descentralizar as ações do evento para promover um maior envolvimento das diversas regiões do estado. "Nosso objetivo é fomentar o desenvolvimento industrial de Mato Grosso, reconhecendo e incentivando os esforços dos empresários locais," afirmou.

Texto: Viviane Saggin

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555