Industrial que conquistou o recorde de maior queijo do Brasil recebe Moção de Aplausos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Antônio Bornelli, natural de Monte Belo (MG), e empresário do setor de laticínios, foi homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso na noite desta segunda-feira (27.05). Bornelli trouxe destaque ao estado de Mato Grosso ao conquistar por duas vezes o recorde de maior queijo frescal do Brasil. Em 2022, em seu laticínio, produziu um queijo pesando 2.182 kg e, em 2023, um queijo de 2.315 kg.
Diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e vice-presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínio de Mato Grosso (Sindilat MT), Bornelli é um dos idealizadores da Festa do Queijo no município de Cruverlândia, na região Oeste de Mato Grosso.
Em 2021, na condição de vice-presidente da Fiemt, presidiu a temporariamente a entidade, o Sesi, o Senai e o IEL. Formado em administração de empresas, Bornelli sempre atuou no setor lácteo. É sócio-proprietário dos laticínios Rovigo, com sede em Curvelândia, e por dois mandatos presidiu Sindilat MT.
O industrial também é presidente do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso (Conseleite-MT) e vice-presidente do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança do Leite de Mato Grosso (FQPSLeite) e do Sindilat-MT, além de conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (ABIQ).
A homenagem foi concedida pelo deputado estadual, Gilberto Cattani, que também preside a Frente Parlamentar de Apoio ao Pequeno Produtor de Leite.
Origem da festa
A Festa do Queijo surgiu no ano de 2002 após um protesto de produtores rurais realizado na BR-070, com reivindicações por melhores preços de leite, devido a uma queda expressiva do preço do produto. Hoje, a Festa do Queijo é reconhecida nacionalmente, trazendo notoriedade ao estado do Mato Grosso.
Texto: Eduardo Cardoso