Sindiquimi MT: 20 anos representando e desenvolvendo a Indústria Química de Mato Grosso
Celebrando duas décadas de atuação, o Sindicato das Indústrias Químicas de Mato Grosso (Sindiquimi MT) tem atuado na defesa e crescimento do setor químico no estado. Desde sua fundação, em 2004, a entidade representa mais de 200 indústrias, que empregam aproximadamente cinco mil trabalhadores. Em 2023, o segmento contribuiu significativamente para a economia local, arrecadando mais de R$ 760 milhões em ICMS.
Ao longo de sua trajetória, o Sindiquimi MT tem sido protagonista na construção de um ambiente propício à expansão e modernização do setor químico em Mato Grosso. O número de empresas cresceu 500% desde a sua fundação, enquanto o número de empregados aumentou mais de 2000%.
“Quando o Sindiquimi MT foi fundado, a indústria química em Mato Grosso ainda engatinhava, com apenas 30 empresas e cerca de 200 funcionários. Acompanhamos o crescimento do setor e, ao mesmo tempo, contribuímos para impulsionar a vinda de novos negócios”, destaca Domingos Kennedy Sales, presidente do Sindiquimi MT.
A indústria química enfrenta desafios únicos, como a dependência de matérias-primas externas e a variação cambial. No entanto, o setor é vital para Mato Grosso, fornecendo produtos essenciais para diversos segmentos, incluindo alimentos, bebidas, móveis e construção civil. “Estimamos que cerca de 90% da matéria-prima utilizada pelas indústrias químicas de Mato Grosso vêm de outras regiões, sendo que metade tem origem internacional”, explica Kennedy.
Um marco para o avanço do setor foi a flexibilização tributária e a manutenção de incentivos fiscais, conquistas alcançadas com o trabalho do sindicato, em parceria com o Governo do Estado e a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). “Melhorar o ambiente tributário fortalece as indústrias existentes e atrai novas, impulsionando a economia do estado”, destaca Silvio Rangel, presidente da Fiemt.
Desafios e oportunidades
O Sindiquimi MT está comprometido com a transição para uma economia mais verde, promovendo a sustentabilidade e a viabilidade econômica. A agroindustrialização e o desenvolvimento de produtos inovadores, como plásticos biodegradáveis derivados do milho, são focos para o futuro do setor.
“As indústrias representadas pelo Sindiquimi são fundamentais para desenvolver a agroindústria, segmento que representa o nosso novo salto econômico de Mato Grosso”, afirma o presidente da Fiemt.
Conforme o sindicato, para os próximos anos, a digitalização e a automação são essenciais para aumentar a eficiência, reduzir custos e desenvolver novos produtos. Além disso, o diálogo constante com os poderes para a criação de políticas públicas e expansão logística com ferrovias e duplicação de rodovias potencializarão o setor.
O Sindiquimi MT está comprometido em apoiar as empresas associadas na transição para uma economia mais verde, equilibrando a sustentabilidade com a viabilidade econômica.
“Mato Grosso é um grande produtor de grãos, e a agroindústria é um campo promissor para o desenvolvimento do setor químico. A produção de bioplásticos a partir do milho é um exemplo de como podemos combinar sustentabilidade e competitividade”, conclui Kennedy.
Celebração e reconhecimento
Ao celebrar seus 20 anos de existência, o Sindiquimi MT reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e competitivo da indústria química de Mato Grosso. A entidade, em conjunto com seus associados e parceiros, está pronta para enfrentar os desafios do futuro e continuar contribuindo para o crescimento da economia do estado.
Em um jantar comemorativo, o presidente Domingos Kennedy Sales prestou uma homenagem aos fundadores do sindicato, reconhecendo o pioneirismo e a visão estratégica que impulsionaram o desenvolvimento do setor.
Homenageados:
Joaquim Augusto Curvo —Maxvinil Tintas e VernizesDomingos Kennedy Garcia Sales - Maxvinil Tintas e Vernizes
Olegário Bernardo de Campos —Resifort Indústria e Comércio de Resina
Roland Trechaud Curvo (in memoriam) —Resifort Indústria e Comércio de Resina, recebida pelo irmão do homenageado, Igor Trechaud
Jose Augusto Curvo (in memoriam) —Maxvinil Tintas e Vernizes, recebida pela viúva do homenageado, Mônica Curvo
Cláudio Saraiva Vieira —CM Indústria de Produtos de Limpeza, recebida pelo filho do homenageado, Guilherme Saraiva
Denise Rodrigues Alves Real —Cloro Mato Grosso
O Sindiquimi MT, com a força de seus associados e a solidez de sua trajetória, é a principal entidade representativa para o desenvolvimento da indústria química de Mato Grosso, contribuindo para a geração de empregos, renda e inovação, e impulsionando o crescimento da economia do estado.
Texto: Eduardo Cardoso
Fotos: Rogério Florentino