Sindicato das indústrias de panificação e confeitaria de Mato Grosso completa 50 anos - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sindicato das indústrias de panificação e confeitaria de Mato Grosso completa 50 anos

16/07/2024 - 08h47
Padeiro
Jornal do sindicato publicado na década de 90.

Há exatamente 50 anos, em 16 julho de 1974, era fundado o Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Estado de Mato Grosso (Sindipan MT). Meio século depois, a entidade representativa continua sendo elo entre os empresários e as entidades governamentais e regulatórias, além cumprir papel fundamental para desenvolver, fortalecer e promover a união e capacitação no setor.

Desde sua fundação, o sindicato tem se dedicado a representar e apoiar os interesses dos panificadores mato-grossenses. A entidade não apenas defende os direitos e necessidades dos seus associados, mas também promove a inovação e a qualidade na produção de pães e confeitos. Ao longo desses 50 anos, o Sindipan MT realizou diversas convenções, workshops e eventos, sempre visando capacitar os profissionais do setor, introduzir novas técnicas e tendências de mercado.

O Sindipan MT é um dos sindicatos fundadores da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), que foi criada um ano depois, em 1975. “Temos muito orgulho em ser um dos sindicatos que ajudou a fundar a Fiemt nos anos 70. De lá para cá, ajudamos a fortalecer o nosso setor e criar uma indústria mais forte em Mato Grosso”, destaca Samuel Gariglio, atual presidente do Sindipan MT, e empresário que atua no setor há várias décadas.

Representando indústrias em 106 municípios do estado, conforme o Sindipan MT, somente em Cuiabá e Várzea Grande, existem cerca de 2500 empresas do setor. “A panificação e confeitaria são segmentos muito importante para a economia no estado. As padarias geram renda, movimentam e abastecem diversos setores de nossa sociedade, além de ser um grande segmento de arrecadação de impostos”, pontua o presidente da Fiemt, Silvio Rangel.

Evolução

Com saudosismo, o presidente do Sindipan lembra que no passado as vendas e entregas de pães eram feitas de bicicletas cargueiras, as famosas ‘Monark Barra Circular’. “Antigamente, deixávamos os pães nas janelas das casas. Com o crescimento da demanda, passamos a levar os pães de Kombi: hoje em dia cada bairro ou região têm uma padaria, ou confeitaria por perto”, destaca Samuel.

Mas, não foi somente a entrega que evoluiu. A incorporação de tecnologia avançada e automação foram determinantes para atender à crescente demanda de mercado. Máquinas modernas para amassar, modelar e assar permitem uma produção em larga escala com maior precisão e consistência. O forno de lenha deu lugar aos fornos inteligentes e equipamentos de fermentação controlada melhoraram significativamente a qualidade e a eficiência da produção.

Focadas em oferecer produtos personalizados e inovadores, como bolos temáticos e pães artesanais, as padarias e confeitarias também se reinventaram com novas práticas sustentáveis, diversificação de produtos e atendimento via delivery.

Representatividade

Acompanhando e ajudando a promover o desenvolvimento do setor, ao longo dos anos, o Sindipan auxilia às indústrias por meio de diversas ações para dar mais competitividade às indústrias, entre projetos de acesso ao crédito e de aumento de faturamento como os programas de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) e de Desenvolvimento da Alimentação, Confeitaria e Panificação (Propan), realizado pela Fiemt e Sebrae.

Além disso, o sindicato, por meio do Senai, oferece cursos para formação e qualificação profissional. Realiza convênios, parcerias comerciais e está sempre atento para promover a união setorial. “A presença da Fiemt, com todo apoio nesses 50 anos, é fundamental para nossa história. Em nome de todos que fazem parte é já fizeram parte do Sindipan MT, muito obrigado”, finaliza o presidente.

Assista

Texto: Eduardo Cardoso

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555