Abertura do Festival de Robótica reforça inovação tecnológica e mira em futuro de jovens talentos
A abertura oficial do Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, que ocorre de 6 a 8 de agosto no Sesi Papa, em Cuiabá, contou com a presença de autoridades que ressaltaram a importância dessa prática na educação. Eles destacaram como a educação maker, mão na massa, promove a inovação tecnológica e contribui para o desenvolvimento de jovens talentos, não apenas no estado, mas em todo o país, com a participação de competidores de 14 estados brasileiros no evento.
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, disse que o torneio é uma celebração do conhecimento, da inovação e da paixão pela inovação tecnológica, além de ser o compromisso das instituições envolvidas em desenvolver o futuro de Mato Grosso e do país.
“Por meio da educação e da preparação desses jovens que hoje são conhecidos como ‘robotiquers’, mas em um futuro bem próximo serão a força produtiva do nosso estado, com muito mais desenvoltura, qualificação e experiência”, disse o presidente.
Presente no evento, o superintendente nacional do Sesi, Wisley Pereira, considerou a realização do evento em Mato Grosso um marco histórico, já que traz uma arena da modalidade FRC considerada de nível internacional. Além disso, Wisley comemorou que a competição saiu do eixo Rio-São Paulo, alcançando o centro do país.
“É a primeira vez que a robótica sai do eixo Rio-São Paulo e vai para o coração do Brasil e que a gente leva a robótica para todos os estudantes que precisam e queiram fazer robótica. Mas isso é mais do que robótica: é aprendizagem”, pontuou Wisley.
Já o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destacou que Mato Grosso possui 650 escolas estaduais, sendo destas 102 que possuem robótica educacional. A expectativa, segundo ele, é de que em 2025 esse número chegue a mais de 200 escolas com a educação maker oferecida aos alunos.
O secretário destacou que este será um ambiente de intensa cooperação e aprendizado, onde os estudantes poderão aplicar não apenas suas habilidades cognitivas, mas também as socioemocionais. "Além disso, terão a oportunidade de conhecer colegas de outros estados, o que é fundamental para a troca de experiências. Esse cenário só foi possível graças à parceria da Fiemt, do Sesi e do Senai."
A abertura do evento foi enriquecida pela apresentação dos alunos da fanfarra da Escola Estadual André Avelino de Freitas. Ao final, os estudantes foram animados por uma divertida performance do Robôzão.
Visita do governador
O governador Mauro Mendes marcou presença no evento e visitou a estrutura do festival, acompanhando em especial a competição na modalidade Sumô re Robôs, que está ocorrendo ao longo do dia. Na ocasião, Mendes parabenizou os alunos competidores e ressaltou a importância da parceria com o Senai para a promoção da educação tecnológica.
"Quero agradecer a parceria com o Senai, que tem sido um grande parceiro. Eu tive a honra também de ter sido presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, ter feito parte dessa bela história que o Senai escreveu e escreve. Independente do resultado da competição, os estudantes ganham conhecimento e o mais importante, que é oportunidade de aprender na robótica, na tecnologia a profissão que será a profissão do futuro", destacou o governador.
Texto: Julia Oviedo