Segundo dia do Festival de Robótica Educacional recebe 44 equipes que competem nas modalidades da FIRST - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Segundo dia do Festival de Robótica Educacional recebe 44 equipes que competem nas modalidades da FIRST

07/08/2024 - 10h18
sesi
Etapa OFF Season da disputa é uma realização do Sesi,
com apoio do Governo do Estado, por meio da Seduc, e
Senai. Foto: Fernanda Nazário

No segundo dia do Festival de Robótica Educacional, entra em cena o 1º Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season - Mato Grosso. A competição inicia nesta quarta-feira (07.08) e segue até quinta-feira (08.08), com a participação de 44 equipes de 14 estados brasileiros e um time colombiano que prometem competições eletrizantes por um lugar no pódio.

Os grupos disputarão as modalidades da For Inspiration and Recognition of Science and Technology (FIRST): First LEGO League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e First Robotics Competition (FRC).

Orgulhoso do Festival em Cuiabá, o coordenador técnico das competições FIRST no Brasil, Marcos Sousa, celebra os valores das modalidades entre os times, como a coopertition, que diz respeito ao espírito de competição amigável da equipe em relação aos competidores de outros grupos. “Nossos programas trazem na robótica valores fundamentais para os jovens se desafiarem e, acima de tudo, se divertirem”.

sesi
Times da FLL, FTC e FRC vão agitar os dois dias de prova
Foto: Viviane Saggin

Marcos revela que os olhos do mundo estão voltados para capital mato-grossense. Isso porque a cidade sedia a última competição FIRST do mundo da temporada 2023-2024, que trabalhou o tema Master Piece na FLL e Centerstage na FTC. “Este é o último evento desta temporada do planeta e o mundo está de olho em Cuiabá”, conta Marcos, que ainda anunciou a temporada 2024/2025 da FLL com o tema Submerged, ou seja, vida marinha, os ecossistemas e os efeitos que os humanos têm na saúde dos oceanos.

Para o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi MT), Alexandre Serafim, Cuiabá se transforma na cidade referência nacional de robótica. “A partir de hoje, nasce na capital do estado a Houston brasileira da robótica. A cidade americana é referência mundial da First e com a união dos esforços dos gigantes da educação: Seduc, Sesi e Senai, caminhamos para sermos destaque nacional. Esse evento é a resposta àqueles que acreditaram que seríamos capazes de transformar vidas através de tecnologia, inovação e ensino de qualidade”.

Parte integrante da programação doPrimeiro Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso, o 1º Festival Sesi de Robótica etapa OFF Season - Mato Grosso é uma realização do Sesi MT, com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT). O evento é aberto ao público das 8h às 18h, no Sesi Escola Cuiabá e estacionamento do Sesi Papa, no bairro Morada do Ouro.

A programação do Primeiro Festival de Robótica Educacional de Mato Grosso iniciou na terça-feira (06.08) com a participação de 52 equipes de estudantes da Rede Estadual de Ensino de MT, representando as 13 Diretorias Regionais de Educação, que disputaram na modalidade Sumô de Robôs.

sesi
Equipe do Sesi MT se prepara para as competições. Foto
Viviane Saggin.

Entenda as modalidades

Na FLL, estudantes de 9 a 16 anos que formam equipes de até 10 integrantes são desafiados a construir robôs feitos de peças de LEGO. O robô é programado para realizar uma série de missões em no máximo dois minutos na mesa da disputa. Além do cumprimento da meta, os juízes avaliam outros critérios como design da peça, que envolve programação e conceitos de trabalho em equipe, respaldados pelos valores e princípios da competição, além do projeto de inovação.

A FTC desafia estudantes do ensino médio a projetar, programar e construir um robô que seja capaz de realizar tarefas em uma arena de competição. Para isso, a equipe trabalha com máquinas e circuitos, como engenheiros de verdade. Os robôs são construídos a partir de kits básicos permitidos, que também podem utilizar outros materiais como acrílico, MDF, impressoras 3D e peças de metal.

Conhecida como a olimpíada da robótica, a FRC reúne jovens de ensino médio, de 15 a 18 anos. A equipe é formada por pelo menos 10 integrantes que são desafiados a projetar, construir e programar robôs de tamanho industrial com até 55 kg e 1,5 metro de altura.

Texto: Fernanda Nazário

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555