Sindicer MT participa do 51º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha
Em busca de novas tecnologias e integração com outros empresários do setor, o presidente do Sindicer MT (Sindicato das Indústrias de Cerâmicas de Mato Grosso), José Lavaqui, está participando do 51º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha, um dos mais importantes eventos do setor no Brasil.
O evento é realizado em Belo Horizonte–MG, começou nesta quarta-feira (14), e segue até sexta-feira (16) com centenas de empresários e profissionais da indústria de todo o país.
A programação é inteiramente voltada para temas que ditarão os rumos da construção civil nos próximos anos, o evento abordará questões cruciais, como o impacto da reforma tributária no setor cerâmico, a importância de práticas sustentáveis e a inovação na construção civil com produtos cerâmicos.
Sempre dando apoio ao fortalecimento dos sindicatos industriais, a Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso) articulou a ida do presidente do sindicato. A participação do Sindicer-MT neste encontro é fundamental para reforçar a relevância do setor cerâmico de Mato Grosso. “O setor de cerâmica vermelha em nosso estado desempenha um papel estratégico na economia local. Estar num evento dessa magnitude é essencial para podermos nos atualizar sobre as novas tendências, tecnologias e práticas de gestão que podem alavancar ainda mais a competitividade do setor”, afirma Lavaqui.
Entre os destaques da programação do evento, estão minicursos sobre temas como “Telha cerâmica: mercado, inovação e norma técnica” e “Sustentabilidade e qualidade de materiais”, além de fóruns sobre os desafios e oportunidades para a cerâmica vermelha frente às novas exigências de mercado e à necessidade de práticas sustentáveis.
Outro ponto alto será o Prêmio Solução Cerâmica, que irá reconhecer projetos inovadores que promovem o uso de materiais cerâmicos na construção civil brasileira. Em relação aos demais estados do país, o setor cerâmico de Mato Grosso possui suas particularidades. Entre elas, a única cooperativa para a extração de argila, matéria-prima para a fabricação de tijolos e telhas.
A iniciativa nasceu no início dos anos 2000 e atraiu recentemente a visita de empresários do Acre para conhecer de perto o trabalho realizado em Mato Grosso.
“Atualmente, temos 21 empresas associadas e todas compram argila diretamente da cooperativa, que possui uma área operacional de 350 hectares. Tudo é centralizado, licenciado e legalizado, resultando em redução de custos e maior competitividade para nossas indústrias”, afirma José Lavaqui, que também preside a cooperativa.
A participação do Sindicer-MT no 51º Encontro Nacional da Indústria de Cerâmica Vermelha reforça o compromisso do estado com a excelência e a inovação, posicionando Mato Grosso como um ator relevante na indústria nacional.
Texto: Eduardo Cardoso