Instituto Ação Verde entrega equipamentos para reforçar combate a incêndios florestais em Mato Grosso
O estado de Mato Grosso acaba de ganhar novos reforços no combate aos incêndios florestais. A ONG americana Re:wild, em parceria com o Instituto Ação Verde, mantido pela Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Aprosoja-MT (Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso) e Bioind (Indústrias de Bioenergia de Mato Grosso), adquiriu equipamentos especializados para o Corpo de Bombeiros.
A entrega oficial dos materiais será realizada na próxima terça-feira (20/08) no Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), em Cuiabá. Entre os itens doados estão drones, conjuntos de capuz balaclava, equipamentos de proteção individual (EPI), sopradores e luvas. Itens e acessórios essenciais para reforçar o combate aos focos de incêndios florestais.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de janeiro a julho deste ano, Mato Grosso foi responsável por 23,6% dos focos de calor registrados em todo o Brasil, colocando o estado na liderança do ranking. Nesse período, mais de nove mil focos de incêndio foram detectados, aumento de mais de 40% em relação ao ano passado, quando foram registrados aproximadamente 6 mil focos.
Ainda segundo o instituto, os três biomas do estado — Amazônia, Cerrado e Pantanal — foram atingidos, sendo a Amazônia a mais afetada, com mais de 5 mil focos. O Cerrado registrou mais de 2 mil focos e o Pantanal cerca de 800.
A iniciativa do Instituto Ação Verde reforça o compromisso de suas entidades mantenedoras em preservar o meio ambiente e combater os incêndios que afetam a biodiversidade e a qualidade de vida no estado. O projeto é oriundo da parceria do Instituto Ação Verde, Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso (Sema MT), com iniciativa Protecting Our Planet Challenge, que contempla recursos da Re:wild, Bezos Earth Fund e Bobolink Foundation.