Autoridades marcam presença na abertura da Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável
A abertura da Conferência Internacional da Agroindústria Sustentável, realizada nesta quinta-feira (15.08), foi marcada pela presença de autoridades do estado como o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, que reforçou em sua fala que é fundamental para o estado deflagrar com vigor este segundo ciclo econômico do Mato Grosso, com a verticalização da produção, a agregação de valor da produção.
"A maneira que nós temos de melhorar a vida dos mato-grossenses é através da verticalização da produção. E o que se propõe aqui nesse evento liderado pelo Silvio e pelo Vilmondes é exatamente isso. Quero dizer que a geração, o próximo ciclo de geração de riqueza do nosso estado é o ciclo da agroindustrialização, agregação de valor e a inclusão de todos os mato-grossenses nessa virtuosa roda da economia”, pontuou.
O evento é realizado pelo Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT), e pelo Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) com o apoio dos sindicatos vinculados às federações.
Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt, destacou o protagonismo do estado no cenário agrícola nacional e internacional. Silvio reforçou que a Conferência é um momento para celebrar e planejar o futuro no qual o agro e a indústria caminham juntos rumo a um novo ciclo de crescimento.
“A agroindústria é, sem dúvida, o próximo grande passo para Mato Grosso. É a combinação da alta produtividade agrícola, que já conquistamos, com um crescimento industrial comprometido com a sustentabilidade. Essa sinergia entre as duas Federações agrega valor à nossa produção, gera mais empregos, impulsiona a economia local e nacional, e posiciona Mato Grosso como um líder global na produção agroindustrial sustentável”, pontua Silvio.
O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, ressaltou a importância da união entre as instituições e principalmente o comprometimento das entidades em promover o desenvolvimento de Mato Grosso com a realização deste evento que fomentará o debate no estado.
“Tenho o maior orgulho de estar junto com o Sistema Fiemt neste evento e estar sinalizando que juntos podemos promover algo a mais para o nosso estado. Essa é uma demonstração de respeito e principalmente em ouvir o que precisamos para avançar. E por isso o setor produtivo, nós aqui, estamos trabalhando em conjunto para desenvolver Mato Grosso”, reforçou Vilmondes.
Nesta sexta-feira (16.08), a partir de 8h, acontecem seis painéis com os temas que envolvem biocombustíveis, transição energética, bioeconomia, inovação industrial, economia circular e irrigação. O evento será finalizado com a palestra do professor da Fundação Dom Cabral, professor Paulo Vicente: “Do Agronegócio à Agroindustrialização.
Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alan Kardec, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Lilian Souza, e o desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Guiomar Teodoro Borges.
Para conferir a programação completa e participar do evento, basta realizar sua inscrição clicando AQUI.
Texto: Amanda Simeone