Fiemt participa de discussões sobre agricultura irrigada no Cerrado - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt participa de discussões sobre agricultura irrigada no Cerrado

19/08/2024 - 17h26
Adilson Valera
De pé, o diretor da Fiemt, Adilson Valera, ao lado do Lineu
Rodrigues, pesquisador da Embrapa

O uso de políticas públicas de irrigação para garantir segurança alimentar de forma sustentável foi debatido durante o 1º Seminário de Agricultura Irrigada no Cerrado, em Brasília, na quinta-feira (15). O evento abordou o desenvolvimento do bioma como potência agrícola nacional e internacional no contexto das mudanças climáticas e foi palco de entregas de projetos importantes dentro desse tema com a presença de pesquisadores.

Representando a Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), o diretor Adilson Valera, destacou quem entidade está na vanguarda do desenvolvimento agrícola e industrial de Mato Grosso, acompanhando de perto as iniciativas do Governo Federal e de outras entidades para fomentar a agroindustrialização no estado.

“Mato Grosso é um gigante na produção agrícola, e a irrigação será fundamental para o desenvolvimento sustentável e o aumento da produtividade nas próximas décadas”, afirmou Adilson.

O evento foi conduzido pelo ministro de Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, que destacou as iniciativas do Governo Federal quanto às questões hídricas, trazendo as dificuldades enfrentadas sem deixar de comemorar os resultados conquistados. O encontro também proporcionou, por meio de pesquisadores que atuam nos setores da agricultura irrigada e recursos hídricos, a disseminação de informações e dados climatológicos sobre o tema.

O secretário nacional de Segurança Hídrica do Midr, Giuseppe Vieira, garantiu que todas as discussões do seminário serão consideradas de forma estratégica para ser possível continuar avançando com a atividade da agricultura irrigada sem deixar de pensar na sustentabilidade, além de preservar o meio ambiente e priorizar a boa gestão e eficiência na gestão dos recursos hídricos.

Além disso, o evento serviu como palco para a entrega de importantes projetos, incluindo a Expansão da Irrigação na Região Araguaia-Xingu, em Mato Grosso, que visa modernizar e ampliar as práticas agrícolas na região. O investimento total para essa iniciativa é de R$ 1,5 milhão, com conclusão prevista para 2025. O seminário também abordou a integração entre as esferas federal e estadual para facilitar a comunicação e a execução de projetos que impulsionem a irrigação sustentável no Cerrado.

Na ocasião, também foi lançada a segunda edição do livro “Agricultura Irrigada no Cerrado: Subsídios para o Desenvolvimento Sustentável”, de autoria do pesquisador da Embrapa e conselheiro honorário da Rede Nacional da Agricultura Irrigada (Renai), Lineu Neiva Rodrigues.

Irrigação
O evento foi conduzido pelo ministro de Integração e do
Desenvolvimento Regional, Waldez Góes

Para o pesquisador, o evento foi uma grande oportunidade para debater temas importantes para o desenvolvimento da irrigação no Cerrado, que responde por mais de 40% de toda a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas produzidas no país.

O livro consiste em uma compilação de conhecimentos adquiridos ao longo de mais de 25 anos de trabalho e contou com a cooperação de diversos especialistas em temas de importância para a agricultura irrigada.

Texto: Eduardo Cardoso com informações da assessoria do Midr

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555