Gestão de estoque garante redução de custos e agilidade no atendimento em oficinas mecânicas
Em um mercado cada vez mais competitivo, as oficinas mecânicas enfrentam desafios diários para oferecer serviços rápidos e de qualidade, mantendo a rentabilidade e a satisfação do cliente. Nesse cenário, eficiência na gestão de estoque é fator fundamental para o setor de reparação mecânica.
Na opinião de Irineo Cassol, especialista em gestão, oficina mecânica, logística e estoque, embora frequentemente subestimada, uma gestão de estoque eficiente pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma oficina mecânica.
“A eficiência na gestão de estoque não só impacta diretamente o tempo de resposta aos clientes, mas também a capacidade da oficina de se posicionar como uma referência em confiabilidade e agilidade no mercado."
O especialista e consultor na Via Mais Consultoria foi palestrante do evento promovido pelo Sindirepa MT (Sindicato das Indústrias de Reparação Automotiva), realizado na quinta-feira (05/09), no auditório do Sistema Fiemt (Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso). A iniciativa reuniu diversos reparadores, gestores de oficinas e distribuidoras de peças.
Durante sua apresentação, Cassol afirmou que uma gestão de estoque de excelência envolve o planejamento, controle e organização de todos os materiais necessários para a realização de serviços, desde parafusos até componentes complexos. “Um estoque bem gerido garante que a oficina tenha os itens necessários no momento certo, evitando atrasos nos reparos e mantendo a satisfação dos clientes”, afirmou.
Além disso, um dos principais benefícios de uma gestão de estoque eficiente é a redução de custos operacionais. “Ao manter um controle rigoroso sobre o estoque, a oficina pode evitar o excesso de peças que ficam paradas por longos períodos, o que representa capital imobilizado”, concluiu.
Para o empresário do setor e presidente do Sindirepa, Reny Maltezo, a boa gestão evita a falta de itens essenciais, que pode levar à necessidade de compras emergenciais, muitas vezes a preços mais elevados. Além disso, a compra planejada permite que a oficina otimize suas compras, aproveitando melhor os recursos financeiros e evitando desperdícios.
“A gestão de estoque é uma área vital para o bom funcionamento de uma oficina mecânica e no final do dia, a gestão de estoque é um dos elementos-chave que pode determinar se uma oficina está caminhando para o sucesso ou para a estagnação. E um dos papeis do Sindirepa é disseminar conhecimento, e palestras como essas são cruciais para manter uma operação lucrativa e sustentável de nossos associados”.
Texto e fotos: Eduardo Cardoso