Made in MT: Produtos industrializados conquistam o mercado internacional e ampliam oportunidades
Em Mato Grosso, a diversificação da pauta de exportação é um caminho estratégico para fortalecer a economia e impulsionar a competitividade das indústrias. Embora o estado já se destaque nas exportações de produtos in natura, está gradualmente ampliando o leque de produtos industriais enviados ao exterior, agregando maior valor.
Ainda que grãos, carnes e plumas dominem as exportações mato-grossenses, o leque de produtos industrializados enviados ao exterior vem crescendo significativamente. Em 2023, itens como gelatinas, etanol, glicerina, transformadores elétricos, ração para pet, máquinas agrícolas, cervejas, colchões e ref rigerantes somaram um total de US$ 101 milhões em embarques.
Embarques
De Cuiabá, a indústria Trael comercializou US$ 4,7 milhões em transformadores elétricos somente para os países sul-americanos em 2023. O próximo passo da empresa é expandir sua presença para os Estados Unidos.
O empresário Cicero Gandolfi, de Primavera do Leste, a 234 km de Cuiabá, também está focado nas exportações. A empresa que carrega seu sobrenome produz caminhões equipados para transporte de fardos de algodão e peças para tratores, cada vez mais tem buscado ampliar a produção industrial.
“O planejamento é mudar a fábrica para um espaço maior, aumentar a produção e expandir a nossa atuação no mercado internacional”, finaliza.
Revista Indústria de Mato Grosso
Esta matéria foi originalmente publicada na segunda edição da Revista Indústria de Mato Grosso. O periódico está disponível nas versões impressa e on-line, e traz informações sobre o setor industrial, inovação, tecnologia, economia, pesquisa, educação executiva, saúde e segurança no trabalho e outros assuntos ligados às atividades do Sistema Fiemt.
Clique aqui e confira essa e outras reportagens
Texto: Vívian Lessa