Fiemt e Casa da Indústria de Cáceres discutem desenvolvimento industrial da região
Nesta quinta-feira (12), a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), junto com os sindicatos industriais da Casa da Indústria de Cáceres, realizou uma reunião estratégica para debater o desenvolvimento industrial da região, com foco especial na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). A proposta da Fiemt é a realização de um estudo e planejamento estratégico industrial para a área, visando atrair investimentos e fortalecer a infraestrutura local.
A ZPE foi destacada como uma peça importante para o desenvolvimento, mas não isolada. Segundo o presidente em exercício da Fiemt, Gustavo de Oliveira, o desenvolvimento da região também depende de um conjunto de fatores, como a implementação de um distrito industrial eficiente, melhorias em energia, transporte, logística e conectividade digital.
Recentemente, Gustavo de Oliveira e a superintendente da Fiemt, Fernanda Campos, visitaram o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), um dos mais renomados do país, que conduziu o estudo de viabilidade da ZPE cearense, que este ano completou 10 anos de existência. A visita incluiu uma análise da estrutura do porto de Pecém, que está conectado à ZPE local.
Durante a reunião em Cáceres, o grupo visitou as instalações da ZPE, sendo recebebidos pelo presidente daAdministradora da ZPE de Cáceres (AZPEC), Adilson Reis,, que fez uma apresentação sobre o histórico do empreendimento, desde a parte téncica da criação, até o atual estágio. A ZPE já foi homologada pela Receita Federal, e as empresas internacionais interessadas aguardam a aprovação final do conselho para iniciarem suas operações.
Nesta sexta-feira (13), a Fiemt e os sindicatos locais Sinduscon Sudoeste, Sindimec Sudoeste e SIA Cáceres, realizarão um café da manhã com empresários na Casa da Indústria de Cáceres, como parte do esforço para fortalecer a relação entre os setores produtivos e discutir as oportunidades para a região.
Participaram das atividades o vice-presidente da Fiemt Heloízo Motta, José Providência, presidente em exercício Sinduscon Sudoeste, Massao Koga, presidente do Sindimec Sudoeste e Marco Ribeiro, presidente do SIA Cáceres. Os diretores sindicais, Alfo Caixeta (Sindimec Sudoeste), David Carvalho (Sindimec Sudoeste), Wellington Nunes (SIA), Celso Silva (Sinduscon Sudoeste) e o advogado Bruno Cordova França.
Pela Fiemt, também participaram a gerente de relacionamento Setorial, Ribê Souza, gerente do Sesi, Adriana Terçariol, e assessora executiva da Casa da Indústria, Cristiane Lábio.
Texto e fotos: Ana Rosa Fagundes