Podcast Conexão Indústria traz case da Natter sobre piscicultura sustentável
A produção de tilápias realizada pela Natter é um exemplo inovador de como integrar sustentabilidade e eficiência econômica na agroindústria. A empresa adota uma abordagem de economia circular, que visa eliminar o desperdício, reutilizar recursos e minimizar os impactos ambientais ao longo de todo o processo produtivo.
Na 35ª edição do podcast Conexão Indústria do Sistema Fiemt, o CEO da Natter, Rafael Bortoli, explica como o sistema de piscicultura, altamente controlado, garante a produção eficiente de peixes, com o uso racional de água e outros recursos naturais.
Além disso, um dos principais diferenciais da empresa é a geração e aproveitamento de coprodutos. Em vez de descartar os resíduos gerados pela criação de tilápias, como restos de peixes e outros materiais, a empresa os reaproveita, transformando-os em fertilizantes orgânicos.
Esses fertilizantes são utilizados para nutrir plantações de grãos, que, por sua vez, servem como insumo essencial na produção de ração para alimentar as tilápias, fechando o ciclo produtivo.
Segundo Bortoli, o foco da Natter está em minimizar o desperdício e maximizar o reaproveitamento dos coprodutos da tilápia. “Transformamos o que antes era considerado resíduo em fertilizantes orgânicos de alta qualidade, que são usados na produção de grãos para a alimentação dos peixes”, explica o CEO.
Essa prática, além de sustentável, traz ganhos econômicos significativos para a empresa e o meio ambiente, reduzindo os impactos da produção agroindustrial.
O podcast também explora as tecnologias desenvolvidas pela Natter para otimizar a gestão de resíduos na piscicultura, mostrando como essas soluções podem servir de inspiração para outras indústrias do setor além da parceria da empresa com o Senai MT para a busca constante de novas tecnologias e processos de inovação.
“O ciclo completo que criamos demonstra que a economia circular é viável e pode trazer resultados expressivos tanto em termos de sustentabilidade quanto de eficiência econômica”, conclui Bortoli.
O Conexão Indústria está disponível nas principais plataformas de streaming e oferece uma visão ampla sobre o universo industrial, com foco em práticas sustentáveis e inovação tecnológica. Ouça:
Texto e apresentação: Eduardo Cardoso