Senai Juína: unidade reabre com oferta de vagas em cursos de qualificação profissional
Com seis salas de aula, cinco laboratórios, sendo três de informática, um maker, um eletrotécnico, e uma capacidade para mais de mil alunos, a unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em Juína reabre as portas oficialmente nesta sexta-feira (27.09).
Além do setor madeireiro, o Senai Juína é um importante aliado na qualificação de trabalhadores dos demais segmentos da economia, oferecendo cursos nas áreas de eletroeletrônica, segurança no trabalho, alimentos e bebidas, gestão e tecnologia da informação.
O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, reforçou em seu discurso que a retomada das atividades do Senai em Juína é motivo de satisfação para a instituição. "É uma honra e uma alegria muito grande estar aqui em Juína e poder reinaugurar a unidade no município. Visitamos algumas indústrias da cidade e só reforçamos a certeza temos de temos indústria forte em todas as regiões do estado, que contribuem com o desenvolvimento econômico e social. O Senai será fundamental para qualificação dos profissionais para fortalecer as indústrias da região”, pontua, Silvio Rangel.
A unidade escolar já está em operação desde fevereiro de 2024 com quatro turmas do novo Ensino Médio, com cursos técnicos concomitantes ao ensino regular da Rede Estadual, além de turmas de qualificação profissional por meio do programa SER Família Capacita, em parceria com o Governo do Estado, e do Qualifica Juína com a Prefeitura do município. Além disso, até o fim do ano, a população contará com a abertura de mais 370 vagas em cursos de qualificação profissional no município.
“Essa unidade tem capacidade para atender 350 alunos por turno em 11 ambientes de ensino que estão preparados para ofertar a população cursos de curta duração e até cursos técnicos com duração de dois anos. Com isso, nós temos a segurança de dizer que nós, Sistema Indústria, vamos apoiar o desenvolvimento da indústria da região que se soma a Aripuanã, nossa outra unidade na região Noroeste”, reforça o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
Ao todo, neste ano, já foram concluídas quatro turmas de qualificação profissional pelo SER Família Capacita e mais quatro pelo Qualifica Juína. A unidade ainda conta com mais seis turmas em andamento, além de 16 turmas com previsão de abertura até o fim de 2024.
Histórico
A unidade do Senai em Juína foi inaugurada em 1999 durante o mandato do ex-presidente do Sistema Fiemt, Carlos Antônio Borges Garcia, e na ocasião recebeu o nome do seu pai, o ex-governador de Mato Grosso (1975-1978) José Garcia Neto.
“Reviver esse momento de reinauguração da unidade de Juína, que leva o nome do meu pai, está sendo uma grande emoção para mim. Na época da implantação do Senai no município foi pensada pelo desenvolvimento da região amazônica. Gostaria de parabenizar todos os colaboradores da nossa instituição que estão aqui e deixo um livro escrito pelo meu pai que traz em um capítulo a história da criação de Juína. Meu coração está pulsando de alegria. Parabéns e obrigada presidente Silvio”, celebra Carlos Garcia.
Amplamente reformada em 2009, a unidade do Senai Juina foi fechada em maio de 2020 após a reestruturação das instituições do Sistema Indústria, em razão do corte de 50% determinado pelo Governo Federal sobre a contribuição compulsória, e pela pandemia de covid-19.
"Quando recebi a notícia que as unidades seriam fechadas foi devastador para mim porque quando se trata de educação temos que avançar. Mas hoje, fico muito feliz com a volta das atividades do Senai em Juína, principalmente por apoiar a qualificação dos nossos jovens. Para nós como igreja, como diocese, treinar e aperfeiçoar a educação da nossa população é prioridade e por isso agradeço esse retorno. Para nós é uma revolução", comemora o bispo de Juína, Dom Neri, que abençoou a unidade escolar.
Reinauguração
A cerimônia contou com a presença de autoridades da região, além de diversos membros da Diretoria da Federação das Indústrias de Mato Grosso, que realizou a sua reunião mensal no município na região noroeste do estado na manhã de sexta-feira (27.09).
O presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (SIMNO), João Paulino, comemorou a reinauguração da unidade e agradeceu pelo apoio do Sistema Fiemt ao setor de base florestal na região. "Agradeço ao presidente Silvio, em nome de toda a nossa diretoria, por todo o suporte que tem dado ao nosso setor madeireiro. O retorno do Senai para o município vai contribuir amplamente na qualidade dos nossos trabalhadores", reforça.
O representante da Justiça do Trabalho em Juína, o juiz Adriano Romemo da Silva, marcou presença na reinauguração oficial do Senai em Juína e celebrou a retomada das atividades por contribuir diretamente com o desenvolvimento do trabalho. "Para mim é uma alegria imensa ter o Senai novamente na nossa região, porque não vamos só capacitar os trabalhadores, mas vamos auxiliar no desenvolvimento de toda a região. Estou maravilhado com as instalações e com esse novo tempo para Juína", pontua.
Texto: Amanda Simeone