Empresas associadas ao Sindilat se destacam em cinco categorias do 1º Concurso do Queijo de Mato Grosso
Quatro indústrias associadas ao Sindicato das Indústrias de Laticínios de Mato Grosso (Sindilat) foram premiadas no 1º Concurso do Queijo de Mato Grosso. Os laticínios Comajul de Jaciara, Casterleite de Castanheira, Lacbom de Araputanga e Rovigo de Curvelândia receberam troféus e certificados em categorias diferenciadas.
O concurso integrou a programação da 1ª edição do festival “Biomas e Sabores”, realizado pelo Sebrae-MT (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Mato Grosso) em parceria com o Sistema Fiemt, pelo Empreenda Mais Ind. A Fiemt e o Sindilat apoiaram a iniciativa e o Instituto Senai de Tecnologia fez o suporte técnico à competição, realizando as análises microbiológicas dos produtos concorrentes.
De 11 categorias, as empresas se destacaram em cinco: Manteiga, Requeijão Cremoso, Massa filada até 30 dias, Queijo de massa semi-cozida maturados até 30 dias e Queijo de massa semi-cozida maturados cima de 31 dias.
O laticínio Casterleite do município de Castanheira foi ouro com o melhor queijo de massa semi-cozida maturados cima de 31 dias e bronze nas categorias manteiga e queijo de massa semi-cozida maturados até 30 dias. A empresa Comajul, de Jaciara, foi ouro na categoria manteiga e bronze na categoria requeijão. Já Coopnoroeste/Lacbom de Araputanga foi ouro com o requeijão cremoso e bronze com a massa filada até 30 dias. A indústria Rovigo, de Curvelandia, recebeu o troféu prata com o queijo de massa semi-cozida maturados até 30 dias.
O corpo de jurados foi composto por representantes de diversos elos da cadeia produtiva e avaliará os produtos com base em atributos sensoriais como sabor, textura, aroma e aparência, valorizando a originalidade e o compromisso com a sustentabilidade. Também foram consideradas práticas que promovam a preservação ambiental e a saúde do consumidor.
A superintendente da Fiemt e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), Fernanda Campos, que participou da cerimônia de entrega dos prêmios destacou a importância do evento para fomentar a cadeia do leite mato-grossense. “Destacamos importantes indústrias e toda a contribuição que fazem para o setor, com produtos de alta qualidade. Essas conquistas demonstram o comprometimento das empresas em oferecer produtos de excelência, que agregam valor ao mercado e promovem o desenvolvimento da cadeia produtiva. O Sistema Fiemt parabeniza as empresas premiadas. Destacamos a importância da inovação e da busca pela excelência no segmento”, disse ela.
Texto e fotos: Vívian Lessa