Conheça os seis projetos dos sindicatos industriais da Fiemt que concorrem ao Prêmio Excelência Sindical da CNI
Iniciativas que promovem a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, colaboram na elaboração do plano diretor de uma das maiores cidades do estado, fortalecem a atuação sindical e capacitam trabalhadores, além de apoiar a implantação de logística reversa e divulgar informações sobre o setor de base florestal, representam seis sindicatos industriais de Mato Grosso no Prêmio Excelência Sindical, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
A premiação reconhece o trabalho desenvolvido por sindicatos e federações das indústrias de todo o país que se destacam na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria. Nesta edição, os sindicatos patronais mato-grossenses participantes são: de Bioenergia (Bioind MT), da Madeira do Médio Norte (Sindinorte MT), de Reciclagem (Sindirecicle MT), da Construção Civil de Mato Grosso (Sinduscon MT) e Construção Civil do Sul de Mato Grosso (Sinduscon Sul).
As inscrições das iniciativas dos sindicatos foram feitas pela Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso). “Apoiar e dar subsídios para a atuação dos nossos sindicatos industriais são ações prioritárias do Sistema Fiemt. Também sou presidente de sindicato e sei como um trabalho bem-feito com os associados positivamente em todo o setor”, afirma Silvio Rangel, presidente do Sistema Fiemt e do Bioind.
Bioind | + Possibilidades
Com 16 empresas associadas e representando o setor de bioenergia, um dos que mais crescem em Mato Grosso, a Bioind MT participa desta edição com o projeto + Possibilidades, uma iniciativa pioneira voltada para a inclusão e capacitação profissional de pessoas com deficiência (PCDs) no setor. A iniciativa visa capacitar mais de 300 PCDs nas áreas de gestão e logística, visando integrá-los ao mercado de trabalho em usinas de bioenergia no estado.
O projeto responde à dificuldade das indústrias em cumprir a Lei de Cotas (Lei 8.213/91), que exige a contratação de PCDs. Entretanto, os empresários enfrentam escassez de candidatos além das limitações impostas pelas atividades industriais, especialmente em usinas de etanol. O Senai MT e a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE/MT) são parceiros dessa iniciativa.
Conheça o projeto + Possibilidades
Sindinorte | Madeira Legal
O canal Madeira Legal no YouTube, iniciativa do Sindinorte MT, concorre ao prêmio visando desmistificar o setor de base florestal e educar a sociedade sobre as boas práticas de manejo florestal sustentável. Com quase 4 milhões de visualizações e cerca de 30 mil inscritos, o canal tem se consolidado como uma plataforma educativa e informativa.
Criado em 2007, o projeto foi reestruturado nos últimos anos, tornando-se uma ferramenta utilizada em escolas para educação ambiental, ampliando o conhecimento sobre a preservação das florestas. O lema do projeto é “A madeira é nosso negócio, manter a floresta viva é nossa missão”.
Visite o canal Madeira Legal
Sindirecicle MT | Logística reversa
Desde janeiro de 2021, o Sindirecicle MT lidera ações que promovem a sustentabilidade e a economia circular no estado. O projeto inscrito no prêmio foca no suporte e articulação para a melhoria da Logística Reversa em Mato Grosso, novas tecnologia das matérias-primas recicláveis e capacitação de associados e cooperativas. Com parcerias como Fiemt e Sema MT, o sindicato promoveu Ecopontos Lixo Zero e eventos de conscientização.
Os resultados incluem a criação de legislação estadual, o aumento da coleta de materiais recicláveis e a geração de empregos. O projeto se destaca pela inovação e replicabilidade, fortalecendo a importância da reciclagem em Mato Grosso.
Ouça o podcast sobre o projeto de Logística Reversa
Sindirepa MT | Desenvolvimento profissional e colaborativo
Iniciado em junho de 2022, o projeto do Sindirepa MT promove eventos, palestras e missões nacionais e internacionais, divulgando novos conhecimentos e tecnologias para o setor de reparação mecânica. Com parcerias com fabricantes e distribuidores de autopeças, mais de 1.700 participantes já foram beneficiados.
O desenvolvimento profissional de gestores, técnicos, mecânicos de oficinas e retificadores é realizado em parceria com importantes fabricantes e distribuidores de autopeças, além de contar com o apoio do Sistema Fiemt e Sebrae/MT. O projeto resultou em um aumento de 30% no número de associados e fortalece o setor de peças automotivas no estado.
Assista a uma das palestras promovidas pelo Sindirepa
Sinduscon MT | Crescimento do associativismo
A campanha “Juntos podemos fazer o Sinduscon-MT crescer ainda mais!”, lançada em 2023, visa aumentar o número de associados e valorizar as empresas já afiliadas. A campanha foi amplamente divulgada por meio de reuniões presenciais e on-line e ainda por aplicativos de mensagens.
Oferecendo descontos na mensalidade para empresas que indicam novos membros, a campanha tem resultados significativos, como um aumento de 12,5% no número de associados e uma redução na inadimplência.
Saiba mais
Sinduscon Sul | Plano diretor participativo e inclusivo
O Sinduscon Sul, que representa o setor da construção em Rondonópolis, cidade com a segunda maior economia de Mato Grosso, participou ativamente na elaboração e debate do projeto de lei que criou o Plano Diretor do município, que norteará o desenvolvimento econômico, social e ambiental da cidade pelos próximos 30 anos.
A diretoria do sindicato participou ativamente na elaboração deste projeto, que iniciou ainda em 2011. Juntamente com autoridades políticas e a sociedade civil, o Sinduscon Sul atuou para garantir a elaboração do plano que potencialize o crescimento sustentável e a criação de novos bairros em Rondonópolis.
Leia mais sobre o assunto
Os projetos inovadores e parcerias estratégicas dos sindicatos industriais mato-grossenses contribuem para o desenvolvimento da indústria e da economia do estado. O prêmio faz parte do Programa Excelência Sindical, ação estratégica da CNI, em parceria com as federações de indústria de todo o país, que visa valorizar, ampliar e fortalecer a representatividade do setor. A premiação será realizada em novembro.
Texto Eduardo Cardoso