Sinduscon MT completa 56 anos com conquistas e projetos para o futuro da construção civil em Mato Grosso - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sinduscon MT completa 56 anos com conquistas e projetos para o futuro da construção civil em Mato Grosso

09/10/2024 - 09h28
Ottaiano
Claudio Ottaiano, presidente do Sinduscon, durante reunião
em Sinop


O Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso (Sinduscon MT)completa nesta quarta-feira (09.10), 56 anos de fundação. A entidade, uma das fundadoras da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e teve em sua primeira diretoria empresários de destaque na construção civil, como Otacílio Borges Canavarros, João Barbuino Curvo e Carlos Augusto Alves Correa.

Atualmente presidido pelo empresário e vice-presidente da Fiemt, Claudio Ottaiano, o Sinduscon MT é o sindicato mais representativo do setor no estado, abrangendo 101 dos 142 municípios de Mato Grosso. Entre seus associados estão as principais empresas da construção civil mato-grossense.

“O setor da construção civil é o segundo maior segmento industrial do estado, desempenhando papel crucial na economia de Mato Grosso. Seu crescimento constante impacta diretamente na geração de empregos, na melhoria da infraestrutura e na redução do déficit habitacional”, afirma Ottaiano

Ao longo de sua trajetória, o Sinduscon MT tem obtido avanços importantes no prol do setor. Uma das conquistas mais recentes foi a declaração de inexistência de relação jurídica tributária entre os associados e a União, resultando na exclusão do ISSQN da base de cálculo do PIS/COFINS

Para os próximos anos, o sindicato planeja ampliar sua base de associados, fortalecer a representatividade no interior do estado, e promover capacitações em parceria com o Sistema Fiemt, através do Sesi, Senai e IEL. Outro foco será a busca pela redução da carga tributária que incide sobre as empresas associadas.

O Sinduscon MT tem sido uma voz ativa na defesa dos interesses das empresas do setor, oferecendo suporte jurídico, apoio nas negociações de convenções coletivas de trabalho e interferência em questões tributárias e regulatórias. Além disso, contribui para o desenvolvimento urbano e econômico do estado, promovendo melhores condições de trabalho e de geração de empregos.

“A atuação do sindicato vai além da defesa dos interesses empresariais: participamos ativamente de diversas câmaras temáticas, comissões e fóruns que discutem temas ligados à construção civil, infraestrutura e desenvolvimento urbano, influenciando políticas públicas e propondo melhorias no ambiente de negócios do setor: esse é o nosso papel”, conclui o presidente.

Constução
A construção civil é o segundo maior segmento industrial
de Mato Grosso. Foto: iStock


Embora mais antigo que a própria Fiemt, o Sinduscon MT foi peça chave na fundação da federação e é um dos 37 sindicatos industriais que formam a Fiemt. A parceria entre as duas organizações proporcionou benefícios expressivos às empresas do setor, como a oferta de serviços de educação profissional e tecnológica, gestão empresarial e segurança do trabalho.

Hoje, o Sinduscon MT compartilha uma base territorial com o Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região Sul do Estado de Mato Grosso (Sinduscon Sul MT), sediado em Rondonópolis, e o Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário do Sudoeste de Mato Grosso (Sinduscom Sudoeste), com sede em Cáceres.

Excelência Sindical

A Fiemt inscreveu o projeto “Juntos podemos fazer o Sinduscon-MT crescer ainda mais!” no Prêmio Excelência Sindical, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A premiação reconhece o trabalho desenvolvido por sindicatos e federações das indústrias de todo o país que se destacam na promoção e fortalecimento do sistema sindical da indústria.

Lançada em 2023, a campanha do sindicato visa aumentar o número de associados e valorizar as empresas já afiliadas. A iniciativa foi amplamente divulgada por meio de reuniões presenciais e on-line e ainda por aplicativos de mensagens. Oferecendo descontos na mensalidade para empresas que indicam novos membros, a campanha tem resultados significativos, como um aumento de 12,5% no número de associados e uma redução na inadimplência.

O resultado do prêmio será divulgado em novembro, durante o Encontro Nacional da Indústria 2024 (ENAI).

Texto: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555