Sistema Fiemt recebe comitiva chinesa para conhecer ferramenta de negócios para indústrias mato-grossenses com o país asiático - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sistema Fiemt recebe comitiva chinesa para conhecer ferramenta de negócios para indústrias mato-grossenses com o país asiático

10/10/2024 - 14h58
China
Plataforma visa incentivar relação comercial entre
Mato Grosso e China

O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) recebeu a visita de empresários de Zhuhai, província de Guangdong, China, que apresentou a proposta de uma nova plataforma de negócios para indústrias mato-grossenses com o país asiático. A Plataforma Integrada de Serviços Econômicos e Comerciais Sino-Latino-Americana tem como objetivo facilitar e estreitar o relacionamento entre empresários mato-grossenses que buscam internacionalização a produção na China com intercambio econômico e comercial.

O presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento econômico e sustentável das indústrias mato-grossenses. “É uma alternativa para agregar valor ao produto mato-grossense, com a exportação de produtos industrializados. principalmente porque já temos aprovação da primeira empresa dentro da Zona de Processamento e Exportação de Cáceres”. Segundo ele, outro benefício a opção de importação, facilitando o processo de construção de uma indústria 4.0, com o investimento em tecnologias.

A comitiva chinesa detalhou as quatro principais unidades que compõem a plataforma, que é composta por uma Unidade de Armazenamento, destinada à conservação de alimentos como carne e grãos; uma Unidade de Processamento, lugar onde os produtos são destinados para a venda; uma Unidade Comercial, que incluirá um shopping center para venda direta ao consumidor; e uma Unidade Habitacional, projetada para acomodar empresas que queiram estabelecer moradia na região.

O CEO na Zhuhai Sino-Lac Suppply Chain, Zhu Chuanxin, ressaltou que a ferramenta visa não só facilitar a entrada de produtos in natura, mas principalmente industrializados, prontos para o consumo final. “É um projeto que entrará em funcionamento no próximo ano, promovendo a integração entre Brasil e China. Esse acordo comercial, reduzindo as distancias e burocracias nos negócios tem como meta a redução dos custos das operações internacionais”, disse. A plataforma é direcionada para a América Latina, porém focada nos negócios futuros firmados com o Brasil.

Exportação e importação - A China detém hoje aproximadamente 20% das importações feitas por indústrias mato-grossenses. A atenção voltada para o mercado chinês, que leva a fama de ‘fábrica do mundo’, fez com que o país se tornasse o principal fornecedor de insumos para Mato Grosso, somando US$ 291,6 milhões e 700 mil de toneladas de importação neste ano.

Em relação as exportações para a China, totalizaram US$ 7,9 bilhões, que posicionou Mato Grosso como o 3º principal fornecedor brasileiro de produtos para o mercado chinês.

Texto e fotos: Vívian Lessa

 

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555