Indústria inclusiva: Sistema Fiemt recebe 18 novos aprendizes do programa de pessoas com deficiência
A indústria é o 2º setor que mais contrata pessoas com deficiência em Mato Grosso de acordo com dados do Observatório da Indústria da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). No mercado formal são 7.582 pessoas com deficiência empregadas em todo o estado, sendo 27%, ou seja, 2.043 no setor industrial, que considera a indústria e a construção civil.
Além de falar sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) promove a formação de aprendizes, por meio do Senai MT, e contrata os recém-profissionais para atuarem nas instituições que compõem o Sistema.
Iniciativas como o Mais Possibilidades, desenvolvido pelo Senai em parceria com o BIOind – sindicato que representa as indústrias de bioenergia do estado, e o mais novo programa em operação com a concessionária de energia, a Energisa, promove a formação e inclusão de mais de 350 pessoas com deficiência em Mato Grosso.
Na última semana, 18 aprendizes entraram na parte prática da formação que envolve a integração de profissionais nas áreas técnicas de trabalho no Sistema. E nesta semana, o Conexão Indústria conversou sobre a chegada dessas pessoas nos ambientes de trabalho.
O 38º episódio do podcast do Sistema Fiemt entrevistou a coordenadora de Inclusão e Responsabilidade Social do Senai MT, Denise Molina, e a aprendiz Faena Kalinowski, que faz parte do grupo de novos colaboradores que passam a integrar o time em Cuiabá e Várzea Grande.
O Conexão Indústria está disponível nas principais plataformas de streaming e oferece uma visão ampla sobre o universo industrial, com foco em práticas sustentáveis e inovação tecnológica.
Ouça: