Sindirecicle-MT destaca avanços da indústria de reciclagem em Mato Grosso durante a Waste Expo Brasil - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Sindirecicle-MT destaca avanços da indústria de reciclagem em Mato Grosso durante a Waste Expo Brasil

23/10/2024 - 17h00
Expo
Rodrigo Crosara durante painel na Waste Expo

O presidente do Sindicato das Indústrias de Reciclagem de Mato Grosso (Sindirecicle MT), Rodrigo Crosara, participou do painel “Reciclagem por quem faz” na Waste Expo Brasil 2024, o maior evento da América Latina dedicado à gestão de resíduos sólidos, realizado na cidade de São Paulo.

Durante sua fala, Crosara destacou os avanços obtidos pelo setor no estado, fruto de um trabalho conjunto entre o sindicato, a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Governo do Estado e empresas do setor.

“Mato Grosso tem se destacado na área da reciclagem, apesar dos desafios de ser um estado pouco populoso. Por meio de um trabalho contínuo e de parcerias estratégicas, conseguimos avançar em diversas frentes, como a desoneração tributária e a implementação da logística reversa”, afirmou Crosara.

Conforme os organizadores, a Waste Expo Brasil reúne mais de 200 empresas de 21 países, com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes.

Ainda durante a fala, o presidente sindical ressaltou a importância da aproximação entre os diferentes atores da cadeia de reciclagem, desde os geradores de resíduos até os consumidores dos produtos reciclados. “Nosso sindicato atua como um elo entre esses diferentes atores, buscando soluções que beneficiem a todos”, explicou.

Crosara enfatizou conquistas importantes para o setor nos últimos anos, como a redução da alíquota do ICMS para 1% em operações interestaduais e a isenção do imposto em transações dentro do estado. “Essas medidas tributárias foram cruciais para melhorar as condições de operação das empresas recicladas, além de promover avanços na logística reversa, beneficiando toda a cadeia produtiva, desde as cooperativas de catadores até as indústrias”, explicou.

Ele também ressaltou o ambiente favorável criado pelo governo do Estado de Mato Grosso, que tem sido mostrado receptivo às demandas do setor de reciclagem. “Temos encontrado um governo bastante aberto ao diálogo, o que tem sido fundamental para enfrentar os desafios e continuar crescendo”, afirmou.

No ano passado, com o apoio da Fiemt e do Sindirecicle MT, o Governo do Estado editou a nova Lei de Logística Reversa de embalagens em geral. AS entidades auxiliaram na elaboração do texto.

O sindicato

O Sindirecicle - MT é uma entidade sindical que representa as empresas de reciclagem do estado de Mato Grosso. Fundado há 17 anos, o sindicato atua na defesa dos interesses da categoria, promovendo a melhoria das condições de trabalho e o desenvolvimento sustentável do setor.

Assista:



Texto: Eduardo Cardoso

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555