Fortalecendo relações: Fiemt recebe embaixador de Israel para discutir parcerias comerciais
O presidente em exercício da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Cláudio Ottaiano, recebeu a visita do embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, e do responsável pela área de Agricultura da Embaixada, Ari Fischer. A intenção do encontro foi estreitar relações comerciais para estabelecer parcerias futuras.
“As indústrias de Mato Grosso estão em pleno crescimento e temos potencial para expandir em grandes mercados, como Israel. O setor tem muitos desafios, mas é possível observar um cenário positivo diante do que já foi alcançado ao longo dos últimos anos”, pontuou o presidente em exercício da Fiemt.
Na ocasião, o coordenador da área de Internacionalização da Fiemt, Antonio Lorenzzi, apresentou os números da agroindústria que revelam o potencial econômico que o setor oferta para todo o estado. O embaixador ressaltou a importância da cooperação entre os dois países, destacando também todo o potencial de Mato Grosso na produção agroindustrial e a expertise de Israel em tecnologia e inovação. Ele também mencionou a intenção no suporte para os gargalos que as indústrias mato-grossenses enfrentam.
“É impossível não observar o fenômeno econômico que Mato Grosso apresenta. Podemos promover a construção de laços em áreas de interesse mútuo, como tecnologia, comércio, agricultura e inovação”, acrescentou o adido da Embaixada, Ari Fischer.
Os dados mais atuais, que consideram a balança comercial de 2023, mostram que Mato Grosso foi o estado, dentre as demais unidades federativas brasileiras, que mais exportou para Israel, somando US$ 170 milhões ou 352 mil toneladas de produtos. Em relação as importações, as indústrias mato-grossenses adquiriram US$ 256 milhões (721 mil toneladas) do mercado israelense – sendo o segundo destino mais procurado pelas empresas do estado.
Participaram também da reunião a gerente do Observatório da Indústria, Vanessa Gasch; gerente de Inovação e Tecnologia do Senai MT, Naiara Galliani e representantes da Gerência de Internacionalização da Fiemt, Guilherme Junglaus e Giulia Corrêa.
Texto e fotos: Vívian Lessa