Imersão da Indústria destaca transformação digital e panorama econômico para impulsionar o setor industrial
A última reunião de Diretoria da Fiemt (Federação das Indústrias de Mato Grosso), realizada na sexta-feira (23/11), abordou o panorama econômico do estado e do Brasil, além de apresentar as possibilidades de transformação digital nos negócios. O encontro integrou a programação da Imersão da Indústria, em comemoração aos 49 anos da entidade, celebrados nesta segunda-feira (25/11).
O economista-chefe do Sicredi, André Nunes, apresentou um panorama abrangente sobre as condições econômicas globais e regionais, destacando desafios e oportunidades para o setor industrial em Mato Grosso. Ele analisou a transição para uma ordem mundial multipolar, suas implicações no sistema financeiro internacional, além de projeções de crescimento econômico e pressões inflacionárias em economias maduras.
“A industrialização conectada ao agronegócio é o caminho para agregar valor e impulsionar a geração de empregos em Mato Grosso”, destacou Nunes, reforçando o papel das iniciativas de cooperação entre os setores público e privado.
Baixe aqui a apresentação do Sicredi
Dados apresentados por Nunes apontaram uma tendência de expansão no consumo de crédito pelas empresas, reflexo da confiança nos investimentos, mas com a necessidade de gestão eficiente diante das incertezas globais.
Transformação digital e inteligência artificial
O especialista em tecnologia e inovação Tony Ventura também participou do evento, apresentando soluções tecnológicas baseadas em inteligência artificial que podem transformar a atuação das empresas no mercado. Ventura, premiado internacionalmente no AIBC Awards Europa, destacou ferramentas que melhoram a produtividade, ampliam possibilidades de negócio e otimizam processos. Entre as soluções apresentadas estão; Dust.tt: plataforma para o desenvolvimento de assistentes personalizados; Mapify: tecnologia de mapas mentais colaborativos; Claude.ai: inteligência artificial generativa; Heydola.com: assistente virtual para gestão de tarefas; Magie.com.br: solução que facilita pagamentos por PIX; Rosana.io: inteligência artificial para interações humanizadas entre outras.
“Aproveitar as oportunidades trazidas pela transformação digital é essencial para fortalecer a competitividade e a sustentabilidade das empresas de Mato Grosso”, ressaltou Ventura.
A Imersão da Indústria foi realizada em Chapada dos Guimarães e reuniu lideranças industriais, autoridades e especialistas para discutir soluções e estratégias que promovam o desenvolvimento do setor industrial no estado.
O presidente da Fiemt, Silvio Rangel, destacou a relevância dos temas discutidos durante o evento e afirmou que proporcionar troca de conhecimento é uma das prioridades da Fiemt.
“Estamos preparando as indústrias de Mato Grosso para um futuro competitivo, conectado e sustentável. A inovação é a chave para alavancar nosso potencial e expandir horizontes. Ao capacitarmos nossas lideranças para a utilização dessas tecnologias, criamos condições para que a indústria mato-grossense se destaque no cenário nacional e internacional”, finalizou.
Também participaram do evento os secretários estaduais Fábio Garcia, da Casa Civil, Alan Porto, da secretaria de Estado de Educação (Seduc MT) e César Miranda, da secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec MT).
Texto: Eduardo Cardoso
Fotos: Lucas Nunes