Do pioneirismo à inovação, Fiemt celebra 49 anos de contribuição ao desenvolvimento industrial de Mato Grosso
Nesta segunda-feira (25/11), a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) comemora 49 anos de história, marcados pela dedicação ao fortalecimento do setor industrial e pelo impacto positivo na economia e na sociedade mato-grossense.
Desde sua fundação, a entidade desempenha um papel central na representação e no apoio ao desenvolvimento das indústrias locais, sendo entidade representativa essencial para o crescimento econômico e social do estado.
A Fiemt nasceu em 25 de novembro de 1975, fruto da vontade e da determinação de um grupo de empresários liderados por Otacílio Borges Canavarros, fundador e primeiro presidente da entidade, que a administrou entre 1975 e 1988.
Os primeiros anos foram de muito trabalho para estruturar a entidade em todo o estado, enfrentando fatores adversos à industrialização como a falta de energia elétrica, de mão de obra qualificada, de boas estradas e de apoio estatal aos empreendedores da indústria, mas trabalhou arduamente para superar essas adversidades e estruturar a entidade em todo o estado.
Ao longo de quase cinco décadas, a Fiemt consolidou-se como um agente de transformação, liderando iniciativas voltadas à capacitação profissional, à inovação tecnológica e à sustentabilidade.
Todo esse trabalho e reconhecimento só foi possível porque a federação implantou as instituições: Sesi, Senai e IEL, e juntamente com os sindicatos industriais, realiza a defesa da indústria e promovido a integração do setor industrial com outras áreas da economia, como o agronegócio, agregando valor às cadeias produtivas e gerando novas oportunidades de emprego e renda.
“A Fiemt nasceu da união de cinco sindicatos industriais que representavam os setores gráfico, metalmecânico e da construção. Hoje, somos 37 sindicatos e representamos 17 setores econômicos”, destaca Silvio Rangel, presidente da Fiemt.
Ao longo dos anos, a federação promoveu campanhas pela modernização do setor, participou ativamente de negociações políticas para a criação e aprimoramento de incentivos para o desenvolvimento da indústria e fortaleceu sua relação com entidades nacionais e internacionais
para atrair investimentos para Mato Grosso.
Para o futuro, a Fiemt reforça seu compromisso com a transformação digital, a sustentabilidade e a inovação, sempre com foco no protagonismo das indústrias mato-grossenses no cenário nacional e global.
“Celebrar 49 anos de história é também renovar nosso compromisso com as indústrias mato-grossenses e com o desenvolvimento do nosso estado. O futuro exige de nós inovação, sustentabilidade e visão estratégica para podermos continuar sendo protagonistas no crescimento econômico de Mato Grosso e do Brasil”, destaca Silvio Rangel, presidente da Fiemt.
Texto: Eduardo Cardoso