Empresas devem pedir devolução de valores pagos ao Funjus antes de julgamento do STF - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Empresas devem pedir devolução de valores pagos ao Funjus antes de julgamento do STF

16/12/2024 - 14h45

STFA Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) informa que as empresas podem solicitar na Justiça a devolução de valores pagos indevidamente ao Fundo de Aperfeiçoamento dos Serviços Jurídicos (Funjus). Esse fundo, criado pelo Estado de Mato Grosso, adiciona uma taxa de 10% sobre dívidas tributárias e administrativas, incluindo acordos como o Refis Estadual.

O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando se essa cobrança é válida. Até o momento, o ministro responsável pelo caso declarou que a taxa é inconstitucional, ou seja, que ela não deveria ser cobrada. Porém, o julgamento foi interrompido devido a um pedido de vista de outro ministro, o que significa que a decisão final ainda não foi tomada.

A Fiemt orienta as empresas a entrarem com ações judiciais antes do término do julgamento. Isso porque, se o STF decidir que a cobrança é ilegal, pode limitar os efeitos dessa decisão somente às empresas que já tiverem iniciado processos na Justiça. Portanto, apenas teria direito a devolução a indústria que requereu a devolução judicial antes do julgamento final por parte do Supremo.

Essa é uma oportunidade para que as empresas recuperem valores pagos indevidamente e que podem ajudar a reduzir seus custos. A Fiemt segue acompanhando o caso e continuará informando sobre os próximos passos.

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555