Executivos do setor de base florestal se atualizam sobre os impactos da Reforma Tributária - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Executivos do setor de base florestal se atualizam sobre os impactos da Reforma Tributária

20/02/2025 - 17h39

enesfO Encontro dos Executivos do Setor de Base Florestal (Enesf) de 2025, coordenado pelo Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), teve início nesta quinta-feira (20), em Cuiabá, com uma palestra do advogado tributarista José Lombardi. O evento reuniu representantes de sindicatos e empresários de diversas regiões de Mato Grosso para discutir os impactos da Reforma Tributária e as novas regras da Receita Federal.

Com um conteúdo dinâmico e focado no setor industrial da madeira, Lombardi destacou que sua apresentação teve como base o imposto sobre o consumo, conforme a Lei Complementar nº 214/2025. “É fundamental compreender os impactos jurídicos e financeiros da nova legislação tributária. Agradeço ao presidente do Cipem, Ednei Blasius, pelo convite para abordar esse tema complexo, que afeta tanto os consumidores quanto as empresas”, afirmou o palestrante.

enesfDurante o encontro, os executivos tiveram a oportunidade de interagir com Lombardi, esclarecendo dúvidas e atualizando-se sobre as mudanças tributárias. Segundo o economista, a reforma trouxe avanços importantes, como a redução da cumulatividade, a desoneração completa das exportações e a diminuição da carga tributária sobre investimentos. “Além disso, a adoção de alíquotas uniformes para bens e serviços simplifica o sistema, proporciona maior segurança jurídica e reduz os custos operacionais e o contencioso tributário”, exemplificou.

Para Felipe Marinho, diretor executivo do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), a troca de conhecimento promovida pelo Enesf é essencial. “Esse evento nos permite ampliar nosso conhecimento, interagir com outros sindicatos e conhecer as boas práticas e desafios de cada região. Além disso, conseguimos nos preparar com antecedência para debater temas específicos com palestrantes altamente qualificados”, ressaltou Marinho, que atua em Sinop e já participou de outras edições do encontro.

enesfA programação do Enesf segue até esta sexta-feira (21), com atividades voltadas à gestão empresarial e ao fortalecimento dos oito sindicatos que compõem o Cipem. Os participantes também acompanharão palestras sobre estratégias de comunicação, fiscalização das demandas do setor de base florestal, além da importância do plano de manejo e da reposição florestal, entre outros temas relevantes para o segmento.

Assessoria Cipem/Samantha dos Anjos
Fotos:Emerson Oliveira

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555