Café da Indústria em Rondonópolis reúne autoridades e debate habitação popular

Mato Grosso
A Casa da Indústria de Rondonópolis promoveu, na manhã desta terça-feira (11), mais uma edição do Café da Indústria. O evento contou com a presença de representantes da Caixa Econômica Federal, da MT Participações e Projetos S/A (MTPar) e de lideranças políticas locais. A iniciativa é dos sindicatos industriais Siar Sul, Sinduscon Sul e Sindimec Sul.
O foco do encontro foi a apresentação de programas de financiamento habitacional voltados para a população de baixa renda. Participaram o presidente da MTPar, Wener Santos; o superintendente executivo de Habitação da Caixa, Rudinei Marcelo Pletsch; além dos representantes do deputado estadual Nininho (PSD) e dos vereadores Anderson Bananeiro (PRD) e Ibrahim Zaher (MDB).
Wener Santos explicou que a MTPar é uma empresa de investimentos voltada para promoção de parcerias público-privadas. Em Rondonópolis, o objetivo foi apresentar o programa estadual Ser Família Habitação, coordenado pela primeira-dama Virgínia Mendes. “O Estado destinou R$ 350 milhões à Caixa para subsidiar a construção de moradias em municípios parceiros”, destacou.
O superintendente da Caixa detalhou as linhas de crédito disponíveis para as faixas 1, 2 e 3 de renda, e colocou o setor de habitação da agência local à disposição das construtoras para esclarecimentos sobre os financiamentos.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Anderson Bananeiro destacou a importância do setor da construção civil para a geração de empregos e o papel do Legislativo no apoio a iniciativas inovadoras ao desenvolvimento industrial. “O setor não pode parar, ao ser um dos que mais empregam no País”, afirmou.
Para o presidente do Sindicato das Indústrias da Alimentação da Região Sul (Siar Sul MT), Hélio Correa, o tema habitação está diretamente ligado à dignidade do trabalhador. “Trouxemos dois nichos de créditos para a construção, possibilidades que podem aumentar a oferta de casas para famílias de baixa renda ou até classe média da cidade. Desta forma, os trabalhadores podem sair do aluguel possibilitando uma melhoria em sua renda e em sua família”, destacou.
Marília Santos, presidente do Sindimec Sul MT, avaliou como positiva a troca de informações com os dirigentes da Caixa e da MTPar. “O encontro reforça o compromisso da Casa da Indústria com o desenvolvimento da região”, afirmou.
Já Bruno Luz, presidente do Sinduscon Sul MT, destacou o papel do evento na divulgação dos programas habitacionais e no esclarecimento das dúvidas do setor. “Foi um debate produtivo, com informações fundamentais para ampliar o acesso à moradia para famílias de baixa renda”, disse.
Além de reunir indústrias associadas aos sindicatos e parlamentares, o evento reuniu executivos da Caixa em Rondonópolis e representantes da Secretaria Municipal de Habitação.
Texto: Assessoria Casa da Indústria de Rondonópolis