Sistema Fiemt lança programa Indústria Exportadora MT para impulsionar a competitividade das empresas mato-grossenses
.jpg)
alimentação e bebidas de Mato Grosso
Em um passo decisivo para fortalecer a competitividade da indústria mato-grossense no exterior, o Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt) anunciou o lançamento do Programa Indústria Exportadora MT. O intuito da iniciativa é conectar empresas locais com o mercado internacional, especialmente focando nas indústrias de alimentos e bebidas, um setor com grande potencial de crescimento e desenvolvimento.
O programa oferece uma série de cursos, mentorias e capacitações para preparar as empresas para a conquista de novos mercados. A superintendente da Fiemt e do Instituto Euvaldo Lodi de Mato Grosso (IEL MT), Fernanda Campos, destacou a importância dessa ação: “Trata-se de um marco estratégico que visa viabilizar a exportação, permitindo que as indústrias locais se desenvolvam e alcancem consumidores internacionais”.
A proposta é contribuir para o aumento de maturidade de até 30 indústrias mato-grossenses do setor, permitindo que superem desafios e ampliem sua presença global. As inscrições para o programa estão previstas para abrir em abril, com a realização de uma avaliação de maturidade para exportação no início e outra ao final de sua execução.
O coordenador de Internacionalização da Fiemt, Antonio Lorenzzi, enfatiza que o programa não apenas oferecerá capacitação, mas também acesso a novas oportunidades de negócios. “Com ações de promoção comercial, inteligência de mercado e o fortalecimento do networking com especialistas do setor. Nosso objetivo é aumentar a receita e a competitividade das empresas enquanto elas aproveitam incentivos fiscais e cambiais”, afirmou.
Atualmente, Mato Grosso possui 6.476 indústrias de transformação, mas apenas 136 delas atuam no comércio exterior, fazendo com que o estado ocupe a 27ª posição em qualidade de exportação, apesar de ser o quarto que mais exporta no país. O Programa Indústria Exportadora MT surge, portanto, como uma solução viável para elevar a posição do estado no cenário internacional, diversificando a pauta exportadora, permitindo que as indústrias locais se tornem protagonistas no mercado global.
Interessadsos podem se inscrever virtualmente, clique aqui.
Texto: Vívian Lessa