Fiemt e sindicatos selecionam proposições que farão parte da Agenda Legislativa da Indústria - Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso

Fiemt e sindicatos selecionam proposições que farão parte da Agenda Legislativa da Indústria

01/04/2025 - 13h55
a
Com edição anual, a iniciativa amplia a participação
empresarial no debate com o Poder Legislativo

A Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) lançará, no dia 21 de maio de 2025, na Assembleia Legislativa, a nova edição da Agenda Legislativa da Indústria de Mato Grosso. O documento reúne as principais proposições em tramitação no parlamento estadual que impactam o setor industrial, com posicionamento consensual entre os sindicatos filiados.

Com edição anual, a iniciativa tem o objetivo de ampliar a participação empresarial no debate legislativo e orientar a interlocução entre o setor produtivo e o Poder Legislativo. A seleção das propostas ocorre a partir do link recebido por e-mail, preenchidas por dirigentes sindicais e analisadas em seminário, que este ano será realizado em 11 de abril, na sede da Fiemt, em Cuiabá.

Dessa forma, os setores industriais, representados pelos 37 sindicatos da indústria de Mato Grosso, terão papel central na construção da Agenda Legislativa da Indústria de Mato Grosso – 2025, a partir do preenchimento de priorização enviadas pela Fiemt. Cada entidade deverá avaliar, até 4 de abril, as proposições legislativas deverão ser selecionadas através do link recebido no e-mail do sindicato, indicando se devem ou não ser incluídas na Agenda, além de registrar o posicionamento — favorável ou contrário — com base no impacto de cada projeto sobre o setor. O sistema permite ainda registrar ressalvas e justificativas, garantindo clareza e transparência nas decisões.

As discussões se intensificam no seminário marcado para 11 de abril, no plenário da Fiemt, quando os sindicatos inscritos, com até dois representantes por entidade, debaterão em grupo as propostas.

O encontro será dividido por temas, com relatoria e coordenação, para leitura e votação das proposições priorizadas. A deliberação será feita, preferencialmente, por consenso. Caso haja divergências, serão abertas falas contrárias e favoráveis, seguidas de votação, cujo peso será atribuído por segmento sindical.

Confira o edital

A construção da Agenda Legislativa da Indústria de Mato Grosso é totalmente sustentável, realizada de forma eletrônica e sem o uso de papel. Esse formato pioneiro reforça o compromisso da Fiemt com a inovação e a responsabilidade ambiental, garantindo um processo mais ágil, transparente e acessível a todos os envolvidos.

Inscreva-se no seminário


A Agenda também busca contribuir para a formulação de políticas públicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável do estado. Pois possibilitará a apresentação de sugestões de textos por meio dos sindicatos de textos legislativos. As proposições incluídas são organizadas por temas estratégicos e classificadas como favoráveis ou contrárias aos interesses da indústria, com base em critérios técnicos e alinhamento institucional.

O lançamento contará com a presença de deputados estaduais e federais, autoridades do Governo de Mato Grosso, empresários, representantes de sindicatos e entidades do setor produtivo. Após a divulgação, o documento será amplamente distribuído aos órgãos públicos e à imprensa, reforçando a transparência e o diálogo entre indústria e poder público.

Texto: Eduardo Cardoso
Foto: Lucas Nunes

Acompanhe o Sistema Fiemt nas redes sociais:

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555