MEP: Senai MT reconhece unidades de ensino com premiação do Modelo de Excelência Pedagógica
(1).jpg)
desafios do mercado”, destacou Carlos Braguini, diretor
regional do Senai MT
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai MT) realizou, nesta terça-feira (15.04), a cerimônia de reconhecimento das unidades que se destacaram no ciclo 2024 do Modelo de Excelência Pedagógica (MEP), instrumento próprio de avaliação criado pela instituição em 2021 para fortalecer a qualidade do ensino.
Foram reconhecidas com o selo bronze as unidades de Alta Floresta, Nova Mutum, Rondonópolis e Cáceres, e com o selo prata, as unidades de Sinop e Porto (Cuiabá). O evento celebrou a dedicação das equipes pedagógicas e o compromisso do Senai com a melhoria contínua dos processos educacionais.
“O MEP é um instrumento estratégico para garantir que cada unidade do Senai esteja alinhada com as melhores práticas de educação profissional. Nosso objetivo é entregar para o mercado profissionais prontos, com competências técnicas e socioemocionais desenvolvidas. Isso passa pela qualidade do que oferecemos em nossas unidades”, afirmou o diretor regional do Senai MT, Carlos Braguini.
O evento também contou com uma palestra de Rafael Takei, especialista em no tema “Liderança com propósito”.
.jpg)
Senai com a melhoria contínua dos processos educacionais
O que é o MEP?
Desenvolvido em Mato Grosso, o MEP complementa outras avaliações e metodologias nacionais. Nesta edição, o modelo foi estruturado em seis pilares interligados: Estratégias Claras, Produtos de Valor, Profissionais de Excelência, Ambientes e Tecnologias, Jornadas Educacionais e Medição de Desempenho. A metodologia permite identificar o nível de maturidade de cada unidade de ensino e orientar melhorias com foco em inovação e excelência.
Senai: referência e transformação
O Senai é reconhecido no Brasil e no mundo como referência em educação profissional de qualidade. Em Mato Grosso, esse compromisso se traduz em números e resultados concretos. Em 2024, a instituição realizou 85 mil matrículas em cursos de curta, média e longa duração, contribuindo diretamente para a qualificação da força de trabalho do estado.
Segundo a Pesquisa de Acompanhamento de Egressos 2022-2024, 92% dos ex-alunos do Senai MT estão empregados, superando a média nacional de 85%. Esses dados demonstram o impacto direto da educação profissional na empregabilidade e no desenvolvimento social.
Mais do que formar profissionais, o Senai cumpre um papel estratégico na construção de um futuro mais produtivo, inovador e competitivo para a indústria brasileira. Ao realizar a premiação do MEP, incentivando seus colaboradores a se engajarem com os resultados, o Senai reforça o seu compromisso com a transformação de vidas e o fortalecimento da economia de Mato Grosso e do país.
Texto: Ana Rosa Fagundes