Cointec da Fiemt discute tecnologia e sustentabilidade para o desenvolvimento econômico do estado
.jpg)
Ações e parcerias que incentivem o uso de tecnologia visando a transformação produtiva e sustentável do setor industrial mato-grossense direcionaram a primeira reunião ordinária do Conselho Temático de Inovação e Tecnologia (Cointec) da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).
O encontro reuniu empresários, políticos e lideranças de vários segmentos debatendo a importância do desenvolvimento tecnológico para o futuro das empresas do estado. O presidente do Cointec, Rodrigo Crosara, destacou a importância do encontro para fomentar discussões que promovam o desenvolvimento tecnológico e econômico do nosso estado.
“Tivemos a oportunidade de debater, trocar ideias e construir um futuro mais inovador e conectado para Mato Grosso. Estamos ansiosos para ver os desdobramentos dessas discussões e como elas poderão impactar positivamente nossa economia e sociedade”, disse Crosara.
A primeira reunião do Cointec de 2025 contou com a presença do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel, e do vice-presidente da Fiemt, Gustavo de Oliveira, que apresentou insights sobre inteligência artificial, cuja integração nas empresas maximiza benefícios e minimizamos riscos nas operações.
Durante a programação, o deputado estadual Julio Campos apresentou o Projeto de Lei – Programa Mato Grosso Futuro, que tem como objetivo incentivar o uso de tecnologia, da sustentabilidade e do desenvolvimento econômico do estado. Entre os temas também discutidos, foi como a tecnologia está revolucionando o cenário de transações financeiras no Brasil, em um momento de transformação digital, pelo supervisor do Observatório de Mato Grosso, Leonardo Zardo.
Outro destaque da reunião foram as principais iniciativas do Escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que são fundamentais para a formação de sinergias com os setores industriais. A interação, colaboração e troca de conhecimentos entre academia e indústria são pilares para a construção de um futuro mais sustentável e tecnológico, impulsionando a competitividade de produtos e serviços.
Texto e fotos: Vívian Lessa