Fundador da Fiemt recebe comenda Mérito Industrial da CNI

Um dos fundadores da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Otacílio Canavarros, será condecorado com a comenda Ordem do Mérito Industrial em 2025 da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A homenagem ganha um significado especial ao ocorrer no ano em que a Fiemt celebra seus 50 anos de história. O industrial também fundou e presidiu por uma década o Sindicato da Indústria da Construção de Mato Grosso (Sinduscon MT).
A indicação de Canavarros partiu do atual presidente da Fiemt, Silvio Rangel, e foi aprovada pelo Conselho da Ordem. A medalha é a mais importante condecoração da CNI, destinada a personalidades e instituições com contribuições notáveis para o avanço da indústria e o desenvolvimento do país.
“Este é o justo reconhecimento a um visionário que iniciou um movimento para impulsionar a nossa indústria e que certamente impactou nos rumos da economia de Mato Grosso. Completamos 50 anos de Fiemt com essa homenagem e muito orgulho da nossa história”, destaca Silvio.
A cerimônia de entrega está agendada para o dia 26 de maio de 2025, em Brasília, integrando as tradicionais comemorações do Dia da Indústria, comemorado no dia 25.
O homenageado
Otacílio Borges Canavarros é empresário, engenheiro químico e professor. Liderou a fundação da Fiemt em 1975 e ficou à frente como presidente até 1988, como um dos líderes mais longevos da federação.
Aos 83 anos, nascido na cidade de Rosário Oeste, acumula uma trajetória como empresário no ramo industrial de argila, mas seu legado ultrapassa o setor. Com vasta formação acadêmica, que inclui especializações, mestrado e doutorado, também deixou sua marca na educação como professor e um dos cofundadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Sua gestão à frente da Fiemt foi marcada pela consolidação como uma entidade representativa do setor produtivo e pelo fortalecimento da indústria mato-grossense. Deixou um legado que preparou Mato Grosso para um novo ciclo de industrialização como um dos estados mais promissores do país.
Durante seu mandato, Canavarros promoveu a criação de sindicatos industriais, ampliou o diálogo com o poder público e trabalhou pela implementação de políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico. Também enfrentou e buscou soluções para desafios estruturais da época, como a escassez de energia, a precariedade dos transportes e questões tributárias.
Texto: Lorena Bruschi